Rafael Gomes vai representar Portugal na final do concurso gastronómico Chef Balfegó
Rafael Gomes, chef do restaurante Escama, no Porto, vai representar Portugal na final da 6.ª edição do Concurso Internacional de Gastronomia Profissional Chef Balfegó, competição europeia que premeia os cozinheiros que melhor trabalham o atum-rabilho, rei dos atuns, considerado um dos peixes mais apreciados do mundo.
O finalista português, encontrado a 11 de Setembro na semifinal portuguesa, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, viaja até Espanha, no dia 23 de Outubro, para competir pelo título de vencedor com chefs espanhóis, italianos e alemães. O evento terá lugar na escola Internacional de Cozinha Le Cordon Bleu de Madrid.
O grande vencedor, para além do troféu correspondente e de um conjunto de facas japonesas especiais para o corte de peixe, recebe seis mil euros em dinheiro e uma viagem ao Japão para duas pessoas. Por sua vez, o segundo lugar equivale a três mil euros de prémio e o terceiro a mil euros. Os prémios incluem ainda a participação numa curta-metragem sobre os cozinheiros finalistas e outras recompensas.
Na final o júri é presidido por Martín Berasategui – distinguido com 12 estrelas Michelin e embaixador gastronómico Balfegó – e composto por outros chefs de cozinha profissionais, que somam um total de 16 estrelas Michelin e duas estrelas Verdes, assim como por um reconhecido crítico gastronómico espanhol.
Estes escolhem três vencedores através da avaliação do sabor, aroma e textura de cada prato (40 pontos), da apresentação (30 pontos), do equilíbrio dos ingredientes (15 pontos) e da elaboração e correcto tratamento do produto (15 pontos). Os chefs participantes podem contar com a colaboração de um ajudante de cozinha do restaurante onde trabalham.