Rádio Comercial mantém liderança

Com 18% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV), a Rádio Comercial mantém o posto de rádio líder em Portugal. De acordo com a estação, trata-se de um novo marco histórico no mercado: “Trata-se de uma subida de 3,4% em relação à segunda vaga de 2018 e atinge um valor máximo de audiências no panorama de rádio em Portugal. Nunca uma rádio em Portugal atingiu este número histórico, que representa mais de 1.540.000 ouvintes”, lê-se em comunicado.

A RFM permanece no segundo lugar, sempre próxima da principal rival, tendo registado 17,3% de AAV na vaga de Junho do Bareme Rádio.

Em termos de reach semanal, as duas estações apresentam precisamente o mesmo valor (35,5%). No que respeita o share de audiência, a vitória volta a ser da Comercial, com 26,1% versus os 24,3% da RFM. Recorde-se que se convencionou que a AAV indica qual a principal rádio do mercado nacional.

Quanto às rádios viradas para os mais jovens, a Mega Hits também dá continuidade ao seu reinado, conquistando novamente o primeiro lugar com 3,1% de AAV. A Cidade ficou-se pelos 2,5%.

Fazendo uma análise por grupos, o Grupo Media Capital Rádios vence por apenas 0,1%. O grupo que detém a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM apresenta 24,6% de AAV, ao passo que o Grupo Renascença Multimédia, responsável pela RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim, regista 24,5%.

O Grupo Media Capital Rádios apresenta valores superiores também no reach semanal e share de audiência: 47,6% e 38,3% versus os 47,1% e 33,9% do Grupo Renascença Multimédia.

O Grupo RTP conta com 7% de AAV, 14,5% de reach semanal e 9,8% de share de audiência. Os valores representam uma descida em relação à vaga anterior.

Artigos relacionados