Rádio Comercial fecha 2019 na liderança

A Comercial chega ao fim de 2019 com 18,5% de audiência acumulada de véspera (AAV), o que lhe permite conquistar o título de rádio líder em Portugal. A RFM, por seu turno, fecha o ano com 17,8% de AAV, o indicador utilizado habitualmente para determinar qual a estação que leva a coroa. Ambas apresentam, no entanto, um decréscimo em relação à vaga anterior, de acordo com os dados do mais recente Bareme Rádio da Marktest.

Em termos de reach semanal, a Comercial também vai à frente com 37,5% versus 37,2% da RFM. Por outro lado, no que diz respeito a share de audiência, a vaga de Dezembro dá a vitória à RFM (24,4% versus 23,9% da Comercial).

No segmento das rádios viradas para os ouvintes mais jovens, a Cidade FM ultrapassa a Mega Hits e conquista 4% de AAV. A principal rival fica-se pelos 3,3%. A Cidade FM apresenta ainda 2,8% de share de audiência e 10,6% de reach semanal. A Mega Hits, por seu turno, regista 2,5% de share de audiência e 8,4% de reach semanal.

Destaque ainda para o salto de 1,1% da M80 em termos de AAV e para as subidas de 2,6 e 2% nos indicados share de audiência e reach semanal. Foi a estação que mais cresceu em relação à vaga anterior.

Por grupos, a Media Capital Rádios é líder com 27,9% de AAV versus 26,6% do Grupo Renascença. O grupo que detém a Rádio Comercial regista ainda 37,8% de share de audiência e 51,4% de reach semanal. Já o Grupo Renascença chega ao fim de 2019 com 34,7% de share de audiência e 51,9% de reach semanal.

Artigos relacionados