Quer visitar Serralves sem sair de casa? O parque e o museu estão online

Serralves assumiu uma existência sem paredes nem tecto. A instituição do Porto criou uma solução online para que pudesse continuar ao lado de todos aqueles que a visitam e de todos aqueles com quem colabora. Chama-se Serralves Online Experience (SOLE) e recorda o público de que “mais do que um museu, um parque, uma casa e uma casa do cinema, Serralves é uma ideia e uma comunidade”.

Em comunicado, Serralves explica que a crise sanitária provocada pelo COVID-19 veio desafiar as relações de que a instituição vive – seja com obras de arte, natureza, artistas, arquitectos, biológos, estudantes, educadoras, parceiros, fundadores ou público. Para que não percamos as características que formam a humanidade (troca de ideias e contemplação, por exemplo) durante este período de isolamento, as várias experiências de Serralves mudam-se para o mundo digital.

O projecto SOLE permite aceder a exposições, filmes, música, livros, programas educativos, deambulações naturais e experiências de aprendizagem. Basta aceder ao site de Serralves, visitar as suas páginas de Facebook e Instagram ou o canal no YouTube.

Existe, por exemplo, uma galeria virtual com vídeos das exposições e visitas orientadas, mas também conversas em directo com convidados e especialistas ou playlists criadas por artistas e inspiradas nos seus trabalhos ou temas abordados.

Sob o mote #DOTRYITATHOME, foi pensada também uma exposição para realizar em casa, com obras que incluem todas as instruções do artista, numa lógica “faça você mesmo”. Informações partilhadas diariamente sobre uma espécie de flora ou fauna dos 18 hectares do Parque de Serralves, espectáculos, conferências e vídeos com sugetões de actividades para aprender em casa são outras propostas.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...