Quer visitar a província? Não tem de sair de Lisboa
Legumes que chegam da terra, cheiro a fogo e a grelha e ingredientes da estação são os pilares do Província, o mais recente restaurante do Grupo Non Basta – que para este projecto deixa um pouco de lado a cozinha italiana. Abriu portas no centro de Lisboa e promete brindar os clientes com um ambiente rural, que convida a abandonar a cidade por algumas horas sem que para isso seja necessário entrar num carro ou comboio.
Para ajudar a criar o ambiente, ainda antes da comida, o Clube Recreativo e a arquitecta Inês Moura idealizaram um espaço repleto de ilhas, jogos de volume e altura, assentes nas dicotomias província-cidade e rural-urbano. Há pedra e madeira, estantes com antiguidades, terrinas, garrafas de cristal e livros, sem esquecer os azulejos desenhados à mão.
Passando para o menu, os adeptos do Non Basta poderão encontrar os já habituais queijos, enchidos, massas frescas e pizzas com sotaque italiano, mas também receitas com matéria-prima nacional. O atum e a lula chegam dos Açores, as ostras de Setúbal, o porco preto de Estremoz e os legumes da horta biológica do próprio grupo.
Para entrada, há Barriga de atum, bottarga e gremolata, Carpaccio de vitela, trufa e molho piemontese, Lula dos Açores, tomate marinado e agliata de pistacho ou Bivalves abertos na grelha com alho e malagueta. Estes sabores convivem alegremente com as focaccias, coração de burrata, culatello ou o parmeggiano reggiano com 24 meses de cura.
No campo dos pratos principais, as sugestões vão desde Carbonara de barriga de atum e bottarga a Ravioli verde, aipo, mascarpone e cogumelos, passando ainda por Gnocchi e rabo de boi assado no forno a lenha e Arroz malandro de bivalves.
Zitti e ragù de costela mendinha, Tagliolini, trufa e gema de ovo confitada ou Borrego, polenta, tomate seco e azeitona taggiasca são outras opções de comida de conforto, especialmente para dias mais frios. Os fãs de carne terão à sua espera cortes como Abanicos de porco preto de Estremoz, T-Bone e Tomahawk.
Por fim, para adoçar a boca, o Provincia sugere Profiterole com creme de praliné de avelã, gelado de baunilha e chocolate quente, Bolo de chocolate, caramelo salgado e mascarpone batido com baunilha, Tarte de noz com caramelo de mel e Tiramisù.
Mas e para beber?
Segundo o Grupo Non Basta, o bar é também um dos pontos fortes do Provincia. Com uma carta de vinhos com mais de 40 referências, há tintos, brancos, rosé e espumantes para diferentes gostos – incluindo sugestões biológicas e não filtradas. A maioria é de origem portuguesa ou italiana, mas também há propostas de países como Áustria e França.
Entre os cocktails, destacam-se os clássicos e as receitas mais criativas, sendo qu todos os meses são desenvolvidas novas opções. Em Novembro, a romã dá o mote.