Quer ver TikTokers a ordenhar as Vacas Felizes do Sr. Eduardo? Vai acontecer no bootcamp de Terra Nostra
O convite de tiktokers para uma experiência imersiva pelo universo das Vacas Felizes, nos Açores, foi a forma que a Terra Nostra escolheu para comunicar a sua estreia no TikTok.
A aventura arranca hoje ao longo de três dias intensivos os influenciadores escolhidos estarão num bootcamp acompanhados pelo já conhecido Sr. Eduardo, um dos principais produtores da marca e que deu a cara pela campanha lançada no ano passado.
Mário Skepis, Anastasiya Tarasivna, Bruna Roque Neves e Jonas Moreira são os influenciadores que vão mergulhar na ‘daily life’ de um produtor nacional, testemunhando as actividades e o bem-estar dos animais e aprendendo tudo sobre produção sustentável.
“A manhã começa com o corte de erva para alimentar os animais e verificação dos bebedouros. A seguir, escovagem, ordenha e momentos únicos no seu habitat natural para testemunhar a sua doçura, conhecer algumas curiosidades – como por exemplo, gostarem de ser acarinhados, chamados pelo nome ou preferirem rotinas -, e também as dezenas de rigorosos critérios que integram o Programa Leite de Vacas Felizes”, descreve a marca. Todas as actividades serão transmitidas nas páginas dos tiktokers podendo os seus seguidores acompanhar a vida calma das vacas de Terra Nostra nos campos da ilha de S. Miguel.
A LUVIN’ Connecting Brands & People é a agência responsável pelo conceito criativo do bootcamp como forma de estreitar relação entre a marca e as pessoas.
Yvan Mendes, Marketing Manager de Terra Nostra, explicou à Marketeer de que forma o lançamento do perfil de Terra Nostra no TikTok e a realização deste bootcamp reforçam o compromisso em transmitir a sustentabilidade, transparência, confiança e genuinidade da marca.
Em que consistirá o bootcamp com influenciadores e que actividades estão pensadas para eles?
O bootcamp Terra Nostra consiste numa experiência imersiva de três dias nos Açores, nos pastos idílicos da ilha de S. Miguel, onde quatro criadores de conteúdo com grande expressão no TikTok vão imergir na daily life de um produtor de Terra Nostra. No seguimento da campanha de 2023, vencedora de vários prémios, o Sr. Eduardo, produtor de Vacas Felizes de Terra Nostra e um dos produtores certificados do PLVF, convida os quatro jovens para conhecerem a realidade da marca e mostrar tudo aos seus seguidores. Estes vão ter a oportunidade de participar em várias actividades que promovem o bem-estar animal, a produção sustentável e conhecer ao detalhe as dezenas de critérios rigorosos que integram o Programa Leite de Vacas Felizes.
A ideia da criação do bootcamp surgiu da ambição de Terra Nostra em demonstrar proximidade, transparência, genuinidade e a verdadeira realidade das suas Vacas Felizes que pastam 365 dias por ano nos Açores.
As actividades serão iguais para todos os criadores de conteúdos e incluem, por exemplo, o corte de erva para alimentar as vacas, verificação dos bebedouros, escovagem e ordenha. No entanto, cada um construirá conteúdos de acordo com sua identidade, estilo de comunicação e comunidade, podendo dar largas à imaginação para garantir que a sua essência está reflectida em cada conteúdo criado. Queremos que, pelos olhos e experiência única dos TikTokers, as suas comunidades possam sentir que estão no pasto em modo real life e real time.
Como foram escolhidos os influenciadores e que relação anterior tem cada um deles com a marca?
Os criadores de conteúdo foram escolhidos com base no alinhamento entre os valores da marca e o conteúdo que produzem e representam. Estes tiktokers partilham da autenticidade, alegria, positivismo e sentido de humor de Terra Nostra, pelo que vão funcionar como embaixadores e uma extensão da marca.
• Mário Skepis: conta com quase 850 mil seguidores. O perfil de Mário Skepis no TikTok é uma explosão de criatividade e humor, onde ele combina vídeos engraçados com insights inteligentes sobre diversos temas. Com uma energia contagiante, Mário cativa os seus seguidores com conteúdo autêntico e cativante, sempre pronto para surpreender e entreter.
• Anastasiya Tarasivna: conta com 344 mil seguidores e dinamiza uma conta de viagens com Jonas. O perfil de Anastasiya no TikTok é uma mistura vibrante de criatividade, arte e lifestyle. Com uma estética única e uma paixão pela expressão artística
• Bruna Roque Neves: é seguida por mais de 600 mil pessoas, cultivando um enorme apreço por animais. O perfil de Bruna Roque Neves no TikTok é uma janela para o mundo da moda, beleza e lifestyle.
• Jonas Moreira: conta com 540 mil followers, reflecte a sua personalidade descontraída, partilhando momentos autênticos da sua vida.
Que características cada um deles aporta à marca?
Enquanto convidados de Terra Nostra para criarem conteúdo de forma livre, era fundamental que os TikTokers escolhidos fossem verdadeiros na forma de comunicar para que nos sentíssemos representados por eles em termos de valores. Energia, veracidade, alegria e humor são algumas das principais características que tivemos em conta no processo de escolha dos embaixadores para esta experiência do bootcamp.
Que importância da utilização do TikTok na aproximação aos jovens numa altura em que se verifica um desapaixonar pelos produtos de origem animal?
A marca Terra Nostra tem a ambição de ser a marca de lacticínios mais sustentável do mundo e o tema da sustentabilidade é um tema essencial da actualidade e uma preocupação transversal a todas as gerações. Cada vez mais os mais jovens têm um papel activista nos temas de protecção do planeta e de bem-estar animal, por isso, é importante comunicar directamente para eles para que conheçam todo o caminho de responsabilidade social animal e ambiental que temos desenvolvido e se revejam nele. Desenvolvemos a nossa actividade em prol do bem-estar de todos e, comumente, do planeta e das gerações futuras. Por exemplo, o Programa Leite de Vacas Felizes, que conta já com 8 anos e que no ano passado recebeu o Prémio Nacional de Agricultura 2022 na categoria Agricultura Sustentável Terra Nostra, reforça o nosso compromisso na promoção de um futuro mais sustentável. Trata-se de um programa completo e inabalável que faz assim o Bem, bem feito aos Produtores, às Pessoas, ao Planeta e aos Produtores. Um outro exemplo é o projecto Ecodesign que lançámos recentemente para as embalagens de Terra Nostra. Redesenhámos as embalagens do Queijo de Pastagem Fatias Terra Nostra para reduzir em 35% os materiais utilizados na sua produção. Isto representa mais de 20 toneladas de materiais de embalagem a menos no meio ambiente. Ao optar por embalagens mais sustentáveis, estamos não apenas a responder às preocupações dos consumidores, mas também a contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a redução da poluição, alinhando-nos com os princípios da economia circular.
A acrescentar que a comunidade Foodie, no TikTok, em Portugal, está no top 3 e o queijo é o alimento mais pesquisado, destacando assim a relevância da plataforma onde queremos apostar para estar mais próximos do target e para comunicar a essência de Terra Nostra.
Pouco mais de dois meses depois desde o lançamento, que avaliação fazem do TikTok da marca? Que métricas são consideradas na análise do sucesso ou insucesso das acções aí realizadas?
Após pouco mais de dois meses desde o lançamento, a avaliação do TikTok de Terra Nostra é positiva, com um crescimento significativo de seguidores e engagement. Como já referido, faz todo o sentido para a marca apostar nesta plataforma para se aproximar dos consumidores, reforçando a nossa notoriedade junto de targets mais jovens e aumentando a consideração no momento da compra.
As métricas consideradas na análise incluem o número de visualizações dos vídeos, o engagement (like, comentários, partilhas), crescimento do número de seguidores, alcance das publicações e taxa de interacção. Estas métricas ajudam a entender como o público está a responder ao conteúdo, permitindo-nos a ajustar as estratégias conforme o necessário.
A que target está a marca a conseguir chegar no TikTok? Era esse target que a marca esperava chegar ou estão a ter desvios por via do crescimento orgânico?
A marca é multitargeting. Pretende chegar a um universo diferenciado de públicos e o TikTok em Portugal abarca cada vez mais uma comunidade diversificada e transversal de utilizadores, permite-nos chegar ao target mais jovem.
Que resultados da aposta no TikTok em termos de vendas? Conseguem estabelecer uma relação de causa-efeito?
O objectivo principal da presença de Terra Nostra no TikTok não é a gerar vendas directas, mas sim garantir que estamos cada vez mais próximos do nosso target e no top of mind de cada um. Queremos que conheçam o nosso compromisso e se revejam nele. A somar, através desta grande rede social, conseguimos potenciar também a nossa visibilidade, notoriedade e engagement.
Quais as campanhas no TikTok que até ao momento tiveram melhores resultados? E que resultados são esses? Como é medido o ROI?
As que tiveram melhores resultados até agora são aquelas que destacam as práticas de bem-estar animal e produção sustentável, ressoando fortemente com os valores do público jovem. No entanto, independente de ser uma campanha ou estratégia de Always On, o que conseguimos entender é que os criadores nativos e criadores de conteúdo têm melhores resultados. Daí que a nossa estratégia para activar o bootcamp passe por convidar quatro TikTokers com grande expressão a nível nacional.
O ROI é medido através de várias métricas: custo por engagement, com comparação dos custos da campanha com o número de interacções e aumento de seguidores, e com a avaliação do aumento de seguidores em relação ao investimento feito. Estas métricas ajudam assim a entender o impacto financeiro e de marca das campanhas no TikTok.
Texto de Maria João Lima