Quer uma visita guiada ao Complexo do Alemão?
Os sites de compras colectivas descobriram… o Complexo do Alemão, no Brasil! Estas plataformas estão a promover um passeio, pelas seis estações de teleférico, vendendo-o como “a visita à mais fantástica comunidade do Rio de Janeiro”, adianta a Exame brasileira. No roteiro de 30 minutos está incluído um passeio, a pé, pela favela pacificada desde Novembro. Habitantes de Manaus, São Paulo e Brasília estão entre os compradores do pacote, que assume um custo de 15 reais (aproximadamente 7 euros).
Os visitantes são acompanhados por um guia turístico credenciado, que lhes apresenta as principais atracções, como a Igreja da Penha, a Ponte Rio-Niterói, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e…. a movimentação das tropas do Exército, que continua a ocupar a favela!
Ronald Teixeira, coordenador do projecto Rio Turismo Legal, acredita que «o Complexo do Alemão será o terceiro ponto turístico do Rio de Janeiro, depois do Pão de Açúcar e do Corcovado».
O responsável demonstrou também a intenção de criar mais dois roteiros: a “Trilha do Bope”, um passeio pelo local que foi usado como trajecto de fuga dos traficantes, em Novembro do ano passado, e o passeio à “Lagoa Azul” do Complexo, uma piscina formada durante a escavação de uma pedreira, na Serra da Misericórdia.
Desde a sua inauguração, há cerca de um mês, o teleférico do Alemão já recebeu 218 mil pessoas. A média é de seis mil pessoas por dia. O que leva Ronald Teixeira a afirmar que «é o turismo que vai resgatar esta comunidade».