Quer ser Guardião da Floresta? Basta gravar um vídeo com 30 segundos

A Quercus está à procura de pessoas que queiram contribuir para a manutenção dos ecossistemas. No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, assinalado hoje, a associação lança uma campanha sob o mote “Guardião da Floresta”, sensibilizando para a importância do comportamento de cada um.

Qualquer pessoa pode participar, bastando para isso gravar um vídeo com duração entre 20 e 30 segundos no qual se reflicta a importância da floresta. O vídeo deve ser feito em ambiente exterior e publicado nas redes sociais, até ao final do mês de Julho, com a hashtag #guardiaoquercus.

Os autores dos 10 melhores vídeos serão recompensados com um kit de plantação “Amigos da Floresta” e os cinco melhores serão publicados no feed da Quercus no Facebook. Haverá ainda um prémio extra para o grande vencedor desta iniciativa: um exemplar do livro do “Minuto Verde”.

Alerta sobre os fogos florestais

A campanha chega acompanhada por um alerta da Quercus relativamente à vulnerabilidade de Portugal no que concerne a ocorrência de incêndios florestais, lembrando que este fenómeno tem consequências negativas em várias áreas. Além das árvores queimadas, verifica-se também a perda de habitats e de biodiversidade,a ocorrência de pragas e doenças, o aparecimento de espécies invasoras e a emissão de gases com efeito de estufa para atmosfera, entre outros.

A Quercus defende, por isso, que a maior fatia do investimento financeiro no âmbito dos fogos florestais deve ser canalizada para a prevenção e não para o combate. A associação refere que o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, contribui neste sentido mas, este ano, devido à pandemia, nota-se um atraso na operacionalização da iniciativa.

“Apelamos também à fiscalização das entidades competentes nos espaços rurais/naturais, tendo em conta o possível aumento da presença humana nos mesmos, na actual fase de desconfinamento”, pede a Quercus em comunicado.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...