Quer saber se combina com alguém? Spotify põe à prova compatibilidade musical
A partir de agora, é possível criar uma playlist partilhada personalizada, que testa a compatibilidade musical de duas pessoas. Segundo o Spotify, a nova ferramenta Blend será útil para ver se dois melhores amigos estão mesmo em sintonia, mas a mesma lógica poderá ser aplicada a casais, por exemplo.
Disponível na versão beta para todos os utilizadores a nível mundial, o Blend apresenta uma capa personalizada para a lista de reprodução, pontuações de combinações de gostos e histórias de dados partilháveis que são exclusivos para cada par de ouvintes.
Mas o que é isto da pontuação? De acordo com a plataforma de streaming de música, dois utilizadores que criam um Blend podem obter uma pontuação de combinação de gostos que mostra como as suas preferências musicais são semelhantes ou não. Já no que às histórias de dados partilháveis diz respeito, o Spotify esclarece que os utilizadores passam a saber qual é a música que mais os aproxima, podendo depois partilhar esse conteúdo nas redes sociais.
Para os ouvintes premium fica ainda reservada outra funcionalidade: podem ver quais as preferências por utilizador que contribuíram para cada música na playlist. Desta forma, podem “reivindicar o direito de se gabar do seu gosto musical”.
Para criar um Blend, basta procurar essa opção no hub mobile “Made for You” e convidar um amigo para se juntar à playlist. Assim que a outra pessoa aceitar, o Spotify gera automaticamente uma capa e a lista de reprodução que combina as preferências de ambos os utilizadores.