Quer saber quanto tempo é que o seu filho passa no Messenger? Já é possível
A Meta, empresa que detém o Facebook, lança hoje no mercado português novas ferramentas de supervisão parental do serviço de mensagens Messenger.
As novas medidas tinham sido foi anunciadas pela empresa há dois meses e chegam agora a Portugal. A partir da plataforma online Centro Família da Meta, os pais e encarregados de educação portugueses passam a ter acesso a um conjunto de ferramentas que lhes permitem saber o tempo que os seus filhos passam no Messenger, por exemplo.
Além desta funcionalidade, a plataforma permite aos pais: receber actualizações se houver alterações nos contactos do Messenger, assim como qualquer alteração nas definições de privacidade e de segurança; ser notificados se o seu filho denunciar alguém – embora seja preciso o consentimento do adolescente em partilhar essa a informação; gerir quem pode enviar mensagens ao seu filho (amigos, amigos de amigos ou ninguém) e ser notificados se esta definição for alterada. Além disso, os pais podem ainda gerir quem pode ver as Stories do seu filho.
“Esta actualização baseia-se nas ferramentas existentes de supervisão parental no Instagram e faz parte do trabalho contínuo da Meta para estabelecer o Centro Família da Meta como um local onde os pais podem encontrar recursos e ferramentas, e fortalecer o diálogo entre pais e adolescentes sobre a experiência online”, afirma a Meta em comunicado.
De acordo com a empresa, no próximo ano serão adicionados ainda mais recursos à supervisão parental do Messenger. A empresa esclarece, ainda assim, que estas ferramentas “não permitem que os pais leiam as mensagens dos filhos”, que mantêm assim a sua privacidade.