Quer poupar em 2020? Conheça o calendário de saldos e promoções

Para quem decidiu, nas suas resoluções de Ano Novo, começar a poupar ou tornar-se um consumidor mais smart, o ComparaJá.pt preparou um calendário de saldos e promoções que ajudará a escolher os momentos certos, ao longo do ano de 2020, para adquirir determinados produtos.

Mas… Muita calma nessa hora! Aproveitar os saldos e promoções é igualmente uma excelente oportunidade para optimizar custos antes de gastar o dinheiro todo. O segredo é simples e reside na forma como se organiza para gastar o seu dinheiro. Ao usar as promoções e aproveitar os benefícios dos cartões de crédito, tais como cashback, milhas aéreas, pontos e descontos, pode ter o dobro da poupança.

Poderá, assim, começar a planear os seus gastos e economizar rios de tempo e de dinheiro. Haverá sempre campanhas inesperadas e promoções ocasionais, mas com esta previsão poderá cuidar bem do seu dinheiro durante os próximos 12 meses.

Janeiro: o mês das grandes promoções pós-natalícias

O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos em roupa (ainda se lembra do tempo em que se esperava por Janeiro para ir aos saldos?) e em tudo o que se relaciona com o lar: mobiliário, decoração e electrodomésticos.

Para começar bem o ano – ou seja, a poupar ainda mais – usufrua dos descontos ou do cashback do seu cartão de crédito.

Para além da poupança associada aos cartões com descontos, existem mil e uma maneiras de economizar em vestuário: tanto aproveitando a época de saldos como adquirindo determinadas peças em segunda mão ou até comprando online (através de plataformas como a Springkode, por exemplo, é possível comprar roupa de marca directamente às fábricas de têxteis).

Existem ainda cartões de crédito que lhe dão descontos em lojas específicas, como é o caso do cartão Unibanco Clássico, que oferece descontos em marcas como Mr. Blue, Etxart&Panno, Karen Millen e Max&Co.

Fevereiro: hora de planear as férias

Parece cedo para planear as férias de Verão, mas a verdade é que Fevereiro costuma ser um mês em que as agências de viagens fazem grandes promoções para cruzeiros – para quem aprecia este tipo de viagem, é o mês ideal para marcar. Este é também o mês dos descontos associados às escapadelas para o Dia de São Valentim (14 de Fevereiro).

Se efectivamente aproveitar para marcar alguma viagem em Fevereiro, verifique se o seu cartão de crédito já não inclui gratuitamente um seguro de viagem – desta forma, evita duplicações de custos ao contratar o seguro que a agência lhe oferece.

Note, porém, que para beneficiar do seguro de viagem do seu cartão terá de pagar a viagem integralmente com o mesmo.

Existem ainda cartões de crédito que oferecem benefícios em parceiros específicos. Por exemplo, se tiver o cartão de crédito BPI Prémio pode usufruir de descontos e vantagens na agência de viagens Geostar e, assim, poupar ainda mais nas suas férias.

Março: é o mês para tratar de si

Aproximando-se a chegada da Primavera, Março é repleto de grandes promoções na área de estética. É o mês ideal para se ir ao spa fazer aquela massagem relaxante ou aproveitar as campanhas dos centros de estética e das perfumarias.

E se às promoções já existentes puder adicionar os descontos incluídos no cartão de crédito, melhor ainda. A título exemplificativo, o cartão WiZink Rewards oferece descontos em estabelecimentos de estética, tais como BodyConcept, DepilConcept, Clínicas Persona e Perfumes & Companhia.

Ainda no mês de Março, aproveite para comparar o mercado dos seguros de saúde com cobertura de estomatologia para tratar do seu sorriso.

Abril: “descontos mil”

Em Abril de 2020, o domingo de Páscoa calha logo a dia 12, pelo que este é um mês em que se registarão sobretudo promoções nos supermercados associadas a produtos alimentares.

Não se esqueça ainda de que Abril é o mês em que se paga o IMI.

Pode igualmente valer a pena transferir o seu empréstimo para poupar na mensalidade.

Maio: compare telecomunicações

No mês antes do início do Verão abundam os descontos em telemóveis nos diversos retalhistas.

Aproveite o Dia Mundial das Telecomunicações (17 de Maio) para comparar os pacotes TV Net Voz existentes e ver se lhe compensa mudar de operadora.

Junho: ler e fazer exercício vai ficar mais barato

Todos os anos, no mês de Junho, ocorre a Feira do Livro em Lisboa, um evento que conta com mais de 500 marcas editoriais a praticar descontos (muitas vezes, para menos de metade do preço original) em livros.

Dado o contexto deste acontecimento, normalmente os retalhistas da área editorial também costumam fazer diversas campanhas de promoções em literatura neste mês. Trata-se, portanto, da altura certa do ano para pôr em dia as compras de livros para o resto do ano (ou até para oferecer).

Além disso, dada a chegada do Verão, os ginásios aproveitam também para neste mês fazerem as suas promoções nas inscrições e packs de aulas de fitness. Aproveite a altura para ficar em forma.

Confira ainda se o seu seguro de saúde possui uma bonificação por praticar desporto regularmente – poderá ter uma redução no prémio anual se apresentar a factura do ginásio.

Se tiver o cartão de crédito Millennium GO! pode usufruir de descontos e outros benefícios nos ginásios FitnessHut.

Julho: promoções em alojamento

Julho é normalmente o mês em que se pagam as férias de Verão, por isso há que aproveitar todos os descontos relacionados com viagens neste mês.

O nosso conselho: troque as milhas aéreas do seu cartão de crédito por viagens gratuitas e beneficie dos descontos em cadeias hoteleiras associados ao cartão.

Com o cartão de crédito Wizink Flex pode usufruir de descontos em hotéis e pousadas como, por exemplo, nos grupos Vila Galé e Pestana e nas Pousadas de Portugal.

Agosto: saldos de Verão

Para além de ser a época alta das férias, Agosto é o mês dos chamados “saldos de Verão”, uma altura em que as marcas de vestuário, de calçado e de acessórios fazem inúmeras promoções nas suas colecções de Verão para depois poderem dar início às de Outono-Inverno.

Aproveite para usar e abusar dos cartões de fidelização nas suas lojas preferidas para conseguir poupar ainda mais e não se esqueça do benefício de cashback para receber de volta uma percentagem do que gastar com o cartão de crédito.

Setembro: aí vem a rentrée

Após o merecido descanso nas férias de Verão, eis que chega o regresso às aulas e, com este, toda uma série de despesas com vestuário infantil – os fatos de treino para as aulas de Educação Física, os casacos para os dias de Inverno… -, com os manuais e com todo o material escolar – cadernos, lápis, etc.

O mesmo se aplica aos estudantes universitários que iniciam um novo semestre e que precisarão de pagar as propinas, os livros técnicos, as fotocópias etc.

Quem procura financiamento para estudar precisa de estar atento ao chamado “crédito formação”, uma modalidade de empréstimo específica para quem deseja investir na sua formação e que possui condições muito atractivas.

Outubro: o mês do automóvel

Sabia que Outubro é geralmente o mês do ano em que se vendem mais automóveis? É também a altura em que há mais descontos nos carros de gamas anteriores e em que os preços dos acessórios para o veículo ficam mais acessíveis.

Aproveite para rever o valor que paga pelo seu seguro automóvel e avaliar se terá a melhor opção.

Novembro: um mês de oportunidades em tecnologia

Praticamente um mês antes do Natal, surgem dois grandes momentos repletos de descontos no mercado de tecnologia: a Black Friday, que em 2020 ocorre a 27 de Novembro, e, logo de seguida, a Cyber Monday, que se assinala a 30 de Novembro.

Enquanto a Black Friday ocorre nas lojas físicas, a Cyber Monday, por sua vez, aplica-se apenas ao e-commerce, ou seja, para as compras realizadas online. É uma boa oportunidade para adquirir aquela nova televisão ou um computador.

Não se esqueça de proteger os seus novos gadgets com um seguro para equipamentos electrónicos e um plano de protecção de compras (que pode estar incluído gratuitamente no seu cartão de crédito).

Pode ainda usufruir de ofertas apelativas ao aderir a determinados cartões de crédito, como é o caso do cartão Unibanco Atitude em que pode habilitar-se a receber um Tablet Alcatel 7.0”, um Pack Unibanco Unique ou uma torradeira SMEG mediante adesão ao mesmo.

Dezembro: optimizar os gastos na época natalícia é a melhor forma de poupar

Bem sabemos como o mês de Dezembro traz consigo inúmeras despesas: os presentes de Natal, as compras no supermercado para a ceia e logo a seguir vem a Passagem de Ano. Se não for bem gerida, esta é a fase do ano que pode mesmo arruinar a carteira.

Porém, ao mesmo tempo, também é um mês pleno de promoções – especialmente em brinquedos para os mais pequenos – e descontos logo no dia 26 de Dezembro.

O nosso conselho: faça as compras de Natal com recurso ao cartão de crédito com cashback para que possa receber de volta grande parte do que gastou.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...