Quer dormir num quarto desenhado por Nuno Gama? Este alojamento acolhe a criatividade
Chama-se Tijosa Eco-House Camp e é um novo projecto de hotelaria, localizado junto à Ria de Aveiro, que conta com quartos e suítes criados por alguns dos melhores designers de moda portugueses, nomeadamente Alexandra Moura, Katty Xiomara, Dino Alves, Storytailors e Nuno Gama.
É no Cais da Tijosa, em Ovar, que nasce este projecto de luxo assente num conceito de slow living e que tem na criatividade artística um pilar fundamental. Neste espaço, com assinatura do arquitecto Luís Miguel Oliveira, cada quarto e suíte é distinto, para “proporcionar experiências únicas” aos hóspedes. No total, são 10 quartos de autor, cinco quartos duplos e cinco suítes.
Cada quarto conta com peças de autor, representando a essência de cada designer: há quartos com aguarelas originais do artista António Soares e criações que integraram a primeira coleção dos Storytailors, com destaque para os quadros originais dos criadores; assim como há quartos integralmente pretos, um idealizado por Dino Alves, em que a preocupação com a reciclagem está presente na reutilização de pneus como mesas-de-cabeceira, e o outro concebido por Nuno Gama, com a marca bem presente do criador e com um colchão da sua autoria.
Na recepção, há apontamentos artísticos como o painel de azulejos da artista plástica Manuela Pimentel e a escultura da ceramista Helena Brízido. Nas áreas comuns, existem também várias peças de arte das ceramistas Anna Westerlund, Sofia Albuquerque e ainda a tapeçaria de plásticos reciclados feita pelas mãos da artista Maria Descalça.
Para que os hóspedes da Tijosa Eco-House Camp possam relaxar o mais possível, os quartos estão equipados com camas suecas Hästens, “reconhecidas como as melhores do mundo”. Além disso, no restaurante, o pequeno-almoço é servido sem hora marcada, com produtos biológicos e de produção local, como a manteiga queimada, uma criação exclusiva do chef Sérgio Balreira, e com chás de ervas do jardim da Tijosa.
No exterior, o destaque é a piscina de água salgada com o símbolo do equilíbrio. O respeito e a preservação da natureza são também características deste projecto, que assume um compromisso de preocupação com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética: o sistema de geotermia é responsável pela produção de energia que, juntamente com os painéis, alimentam o sistema de aquecimento do alojamento.