Quer conhecer novos projectos editoriais? Feira Gráfica regressa a Lisboa
Do Mercado de Santa Clara para o Pavilhão Branco das Galerias Municipais, a Feira Gráfica Lisboa regressa em Outubro numa nova morada. O evento dedicado a promover o livro – seja de artista, fotografia, literatura ou ilustração – e outros formatos impressos terá lugar entre os dias 3 e 11 do próximo mês.
“Continuar a Publicar! Exposição de Edições” é o mote da edição deste ano, que conta também com a EGEAC como parceira. Todos os dias, entre as 14h30 e as 19h, será possível conhecer iniciativas micro-editoriais, num total de cerca de 100 trabalhos seleccionados de diferentes editores, autores e artistas nacionais.
Está confirmada a presença de projectos de Chili Com Carne, Gabinete Paratextual, Ghost Editions, Homem do Saco, Stolen Books, Ana Baliza, Barricada de Livros ou Xavier Paes, entre outros. A curadoria é da responsabilidade de Emanuel Cameira (Barco Bêbado), Filipa Valladares (STET – livros & fotografias), Gonçalo Duarte (Oficina Loba) e Xavier Almeida (Estrela Decadente).
As publicações seleccionadas vão estar à venda no espaço físico da Feira Gráfica, com entrada livre, mas também no site do evento.
Além do lado comercial, a Feira Gráfica terá um programa de lançamentos online e de conversas sobre temas como “Publicar em tempo de pandemia — constrangimentos e oportunidades” ou “Activismo Gráfico — o território da edição como espaço de afirmação identitária”.