Quer aprender uma nova língua? Serviço da Speak passa a ser gratuito

A Speak é uma startup portuguesa fundada com o objectivo de mitigar a exclusão social de migrantes e refugiados, ao proporcionar a aprendizagem de dezenas de línguas. Agora, o serviço que tinha o custo de 29 euros passa a ser gratuito, de forma a combater o isolamento social em mais de 20 cidades do Mundo.

Este novo modelo vai ao encontro do objectivo da organização de alcançar um público mais vasto e, em simultâneo, contribuir para a integração social de pessoas migrantes para que se sintam parte das comunidades em que se inserem. À data do lançamento do modelo de livre acesso, o Speak conta com 57 línguas partilhadas (nos diversos níveis de domínio linguístico) entre uma comunidade global de 48 mil pessoas, presente em 23 cidades.

«Eu já passei pela dificuldade de me integrar numa nova cidade e sei o quão difícil isso é. Há pessoas que vêm de contextos mais complicados, como é o caso das pessoas refugiadas que são obrigadas a deixar os seus países. Saber a língua e conhecer pessoas locais é fundamental quando falamos em sentir que pertencemos à cidade ou local onde vivemos. Ao eliminar o custo dos grupos de línguas, podemos expandir o acesso e alavancar a boa vontade colectiva da comunidade Speak para concretizar a nossa missão: criar cidades mais diversas e inclusivas», comenta, em comunicado, Hugo Menino Aguiar, co-fundador e CEO da startup.

Qualquer pessoa se pode inscrever em grupos de línguas gratuitamente, através da app (disponível na App Store e Google Play) ou website do Speak, mas quem quiser poderá contribuir através de doações num modelo “pague quanto quiser”.

Artigos relacionados