Quem seguem os portugueses durante a pandemia?

Será que o COVID-19 veio alterar o comportamento dos portugueses nas redes sociais? Mais concretamente, a escolha dos influenciadores ou figuras públicas que decidem acompanhar de perto? De acordo com um ranking divulgado hoje pela Brinfer, Cristiano Ronaldo foi a personalidade que mais interacções (gostos + comentários) obteve no Instagram, entre 12 de Março de 26 de Abril.

No período em análise, o futebolista português somou mais de 152 milhões de likes, 1,3 milhões de comentários e 154 milhões de interacções. Durante este período, Cristiano Ronaldo publicou 18 posts e 35 stories no Instagram, tendo registado uma taxa de engagement de 3,98%.

O segundo lugar do ranking pertence a Helena Coelho que, embora registe um número significativamente inferior de likes (cerca de 2,2 milhões), apresenta uma taxa de engagement superior (16,66%). A influenciadora na área da maquilhagem e lifestyle partilhou 62 posts no período em análise, bem como 793 vídeos.

Comparando Cristiano Ronaldo e Helena Coelho, fica a pergunta: será, nestes casos específicos, mais publicações sinónimo de mais envolvimento? Além de uma taxa de engagement mais elevada, Helena Coelho apresenta também mais comentários (perto de 2,5 milhões). O número de interacções, por outro lado, é inferior ao de Cristiano Ronaldo: 4,6 milhões versus 154 milhões.

Cristina Ferreira é o nome que se segue no ranking da Brinfer. Entre 12 de Março e 26 de Abril, a apresentadora de televisão registou perto de quatro milhões de likes e uma taxa de engagement de apenas 1,82%.

O top 10 da Brinfer inclui ainda Angie Costa, Bruno Fernandes, João Félix, Jorge Jesus, Nuno Markl, Carolina Deslandes e Sara Sampaio.

Quanto aos influenciadores que registaram um crescimento mais significativo no número de seguidores, Cristiano Ronaldo também leva a taça. Seguem-se Bruno Fernandes, Jorge Jesus e Bruno Nogueira, com o desporto claramente a marcar pontos no Instagram.

Para elaborar os rankings, a Brinfer analisou 16.357 contas de Instagram, monitorizou 195.753 publicações e 2.379.256 Instagram Stories. Perante os dados recolhidos concluiu também que Nuno Markl é o dono da conta de Instagram mais activa do top 30: fez 272 publicações neste período de isolamento social. Já Cristina Ferreira é a rainha das Instagram Stories, tendo publicado 1.368.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...