Quem são os profissionais de Marketing em Portugal?
Quase metade dos profissionais a trabalhar nas áreas de Vendas e Marketing em Portugal é do sexo feminino. O “Salary Survey Global 2021” da Robert Walters mostra que 47% da força de trabalho neste sector corresponde a mulheres e que existe uma necessidade de talento reduzida no mercado. Quer isto dizer que há “muitos profissionais disponíveis para um número inferior de ofertas”.
De acordo com consultora de recrutamento especializado, a média de permanência num posto de trabalho nestas áreas é de 1,2 anos, sendo que “excelente remuneração e benefícios” são os aspectos mais valorizados pelo profissionais de Vendas e Marketing. Juntam-se ainda atributos como autonomia no trabalho, cultura corporativa e colegas que inspirem.
Quanto aos estilos de trabalho preferidos, o top 3 é composto por 50% de trabalho remoto, maior foco no bem-estar e, por fim, um melhor uso das tecnologias, aplicações e ferramentas.
As empresas que tenham neste momento vagas disponíveis nestas áreas e que queiram encontrar os melhores candidatos possíveis devem ter em atenção também a globalização e as portas que o teletrabalho abriu. Segundo José Miguel Rosenbusch, manager da divisão de Sales & Marketing na Robert Walters Portugal, esta é uma possibilidade particularmente interessante para funções relacionadas com o meio digital.
«Ao procurar talento para digital, as empresas não devem limitar a sua pesquisa apenas ao mercado local, mas também verificar o conjunto de talento global, pois algumas funções podem ser realizados em qualquer parte do Mundo», sublinha o responsável.
José Miguel Rosenbusch considera ainda que, por vezes, os melhores candidatos vivem noutro síto e que os perfis digitais mostram-se interessados em modelos de trabalho flexíveis. Além disso, procuram oportunidades de formação e outros benefícios que podem ajudar na tomada de decisão quando os salários propostos não são competitivos.