Quem são as mulheres fãs de jogos mobile? Mães e com mais de 45 anos
Um estudo realizado pela AdColony em parceria com o GlobalWebIndex mostra que está a aumentar o número de mulheres que aproveita o telemóvel para jogar. Analisando o comportamento de mulheres dos 16 aos 45 anos, a nível mundial, o estudo revela que o perfil-tipo destas jogadoras corresponde a mães que têm pelo menos um filho, geralmente recém-nascido.
Conclui-se, ainda, que 41% das mulheres adeptas de jogos mobile tem mais dois filhos e que 44% das crianças tem até cinco anos. Além disso, verifica-se também que 45% destas mulheres tem mais de 45 anos.
De acordo com o estudo, reportado pelo site espanhol MarketingNews, os smartphones são os dispositivos mais utilizados neste âmbito (73%), logo seguidos pelo PC/portátil (51%), pelas consolas de jogos (49%) e pelos tablets (34%).
Uma fatia significativa das mães (28,8%) diz jogar no smartphone várias vezes por dia, sendo que 22% dedica entre 30 e 60 minutos numa só vez a esta tarefa.
Quanto às motivações, 57% das mulheres gamers considera que este tipo de entretenimento melhora o humor, 45% procura divertir-se, 42,8% quer relaxar e 41,1% encontra aqui uma forma de passar o tempo. Quebra-cabeças (37,5%), jogos de estratégia (32,7%) e de palavras (29%) são os géneros predilectos.
Anúncios nos jogos mobile: sim ou não?
O estudo da AdColony e do GlobalWebIndex analisa ainda o impacto da publicidade junto destas mulheres que gostam de jogar no telemóvel: 41% lê avaliações dos produtos que vão surgindo nos anúncios dos jogos.
Além disso, 38% acede ao site da marca em questão e 37% clica efectivamente no anúncio exibido enquanto joga. Verifica-se ainda que a relevância do anúncio está directamente relacionada com a compra ou não do produto/serviço, já que 52% das mulheres afirma que se o produto ou a marca for revelante, a intenção de compra a partir do anúncio aumenta.