Quem liderou o investimento publicitário em 2018?
No ano passado, Unilever, Fuel e OMD foram rainhas no que ao investimento publicitário diz respeito. Os dados do MediaMonitor, da Marktest, referentes aos últimos 12 meses revelam quais as empresas e agências líderes no mercado português.
Na lista dos maiores anunciantes, a Unilever Fima surge em destaque, ultrapassando o segundo lugar por cerca de 100 milhões de euros. A dona de marcas como Dove, Knorr, Lipton e Skip fechou 2018 com um investimento em publicidade na ordem dos 396 milhões de euros. A Altice Portugal surge logo depois com cerca de 297 milhões de euros investidos.
Nos Comunicações (236,6 milhões de euros). Modelo Continente (230,3 milhões de euros) e Procter & Gamble (224,1 milhões de euros) são as empresas que se seguem.
Passando para as agências de publicidade, a Fuel leva o título de agência com maiores níveis de investimento, tendo atingido os 612,2 milhões de euros. A posição seguinte é ocupada pela Havas Worldwide com 609,7 milhões de euros. Seguem-se J. Walter Thompson (535,9 milhões de euros), Y&R (513,8 milhões de euros) e Partners (510,2 milhões de euros).
Por fim, o MediaMonitor indica que a OMD foi a agência de meios que maior investimento publicitário registou: 1,09 mil milhões de euros. A Wavemaker também conseguiu ultrapassar a fasquia dos mil milhões, tendo ficado apenas ligeiramente atrás da OMD: chegou aos 1,07 mil milhões de euros.
O top 5 é completado pela Initiative (898,9 milhões de euros), Arena (866,7 milhões de euros) e Carat (820,8 milhões de euros).