Quem é que ainda viaja sem um seguro de viagem?

À medida que a indústria se prepara para o seu período mais movimentado do ano, surgiram três temas que irão definir o sector dos seguros de viagem em 2023: níveis elevados de procura de seguros, maior volatilidade económica e geopolítica e maiores expectativas dos clientes. Estas foram as três principais conclusões da Global Travel Summit da Allianz Partners, realizada recentemente em Paris.

Reunindo mais de 200 participantes presenciais e 1500 participantes virtuais dos cinco continentes, a cimeira contou também com a presença de líderes do sector das viagens, de Jeff Rosenblum, CEO da agência de publicidade Questus, e Tyler Brûlé, presidente e director Editorial da Monocle.

Os dados de Customer Lab da Allianz Partners na Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido revelam que as intenções de compra de seguros de viagem mais do que duplicaram entre 2019 e 2022 – de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais. O aumento da procura contribuiu, ainda, para um crescimento significativo do negócio de viagens da Allianz Partners, em 2022, atingindo receitas de 3,05 mil milhões de euros, que corresponde a um aumento de 80% em relação ao ano anterior e o melhor desempenho de sempre da empresa. O número de clientes também se manteve forte durante os primeiros meses de 2023, registando um crescimento significativo em relação ao ano anterior.

A par da elevada procura regista-se um aumento significativo das expectativas dos clientes em relação às suas seguradoras, incluindo um tratamento dentro dos prazos de sinistros e uma maior capacidade de resposta.

Embora a procura continue a ser muito forte, o fim do crédito reduzido e as grandes pressões sobre o custo de vida podem, no entanto, afectar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de despesas discricionárias durante as férias.

Joe Mason, director de Marketing – Viagens da Allianz Partners, afirma: «Os viajantes de hoje querem mais paz de espírito para explorar verdadeiramente o ‘Uncharted’ – novos destinos, actividades e serviços da sua seguradora. O nosso trabalho é proporcionar isso através de produtos de seguros tradicionais e serviços melhorados, fazendo com que os viajantes se sintam mais seguros e protegidos.» Nesse contexto, a Allianz Partners está a investir em – e a lançar – novas plataformas digitais para tornar as experiências diárias dos clientes mais simples e rápidas. «Também estamos a oferecer apoio altamente especializado e pessoal que os clientes precisam nos momentos mais difíceis, especialmente quando ocorre uma emergência médica ou de viagem.»

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