Queixas relacionadas com compras online aumentam mais de 50%
Desde o início do ano, foram registadas pelos consumidores mais 21 mil reclamações relacionadas com compras online, o que se traduz numa média de 73 queixas por dia e um aumento de 56,9% em relação a 2022, revelam dados do Portal da Queixa.
De acordo com a análise, entre Janeiro e Outubro, as cinco categorias com o maior número de reclamações relacionadas com compras online são: Informática, Tecnologia e Som (27%); Comércio de Moda e Joalharia (19,7%); Mobiliário, Decoração e Electrodomésticos (12,6%), Correio, Transportes e Logística (12,1%) e Hotéis, Viagens e Turismo (7,4%).
Os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores são relativos a entregas atrasadas ou não realizadas (34,49%) e em segundo é apontado o reembolso não recebido (20,29%). O pódio completa-se com burla/fraude (18,5%). Em quarto fica o Apoio ao Cliente (5,9%) e problemas com a devolução do produto finaliza o top 5 (5,4%).