Que marcas ganharam com a pandemia? Conheça o top 20 das mais valiosas do Mundo
Com uma avaliação de 322,999 milhões de dólares, a Apple é a marca mais valiosa do Mundo. A mais recente edição do ranking “Best Global Brands” da Interbrand é liderado pela empresa que desenvolveu equipamentos como iPhone ou iMac. Seguem-se Amazon (200,667 milhões de dólares) e Microsoft (166,001 milhões de dólares) a fechar o pódio.
Segundo a Interbrand, a Apple viu a sua avaliação crescer 38% desde o ano passado, ao passo que a Amazon apresenta um salto de 60%. A Microsoft também cresceu 53%, mas o mesmo não acontece com a Google, que ocupa o quarto lugar após uma descida de 1% para 165,444 milhões de dólares. O pódio fica completo com a Samsung e com a sua avaliação de 62,289 milhões de dólares.
Os primeiros cinco lugares do ranking são ocupados exclusivamente por marcas tecnológicas, demonstrando o peso que esta área tem ganho ao longo dos últimos anos. É preciso chegar à sexta posição para encontrar uma gigante alimentar: Coca-Cola, com uma avaliação de 56,894 milhões de dólares (-10% face a 2019).
O top 10 é completado pela Toyota (51,595 milhões de dólares), Mercedes-Benz (49,268 milhões), McDonald’s (42,816 milhões) e BMW (39,756 milhões). O valor destas 10 insígnias juntas representa 50% do total do ranking de 100 marcas.
De acordo com o “Best Global Brands”, Amazon (+60), Microsoft (+53%), Spotify (+52%) e Netflix (+41%) são as marcas cujo valor mais cresceu, evidenciando já os efeitos da pandemia de COVID-19 e do período de confinamento. Por outro lado, as marcas de luxo apresentam uma evolução negativa: todas as que estão no ranking caíram entre 1 e 9%, com excepção da Hermès que mostra uma estabilização.
Conheça, em baixo, o top 20: