Que marca acha mais inovadora? Esta foi a eleita dos portugueses
O Barómetro Innovation Scope 2022, elaborado pela consultora Scopen com o objectivo de acompanhar as grandes tendências, revela quais são as marcas que os portugueses consideram mais inovadoras. Em primeiro lugar, e destronando a Apple, surge a Tesla, que se manteve na primeira posição do ranking nos quatro trimestres do ano, com 45%.
Em segundo lugar fica a Apple, em terceiro a Samsung, em quarto a Pfizer e em quinto a Xiaomi. Os resultados deste 2.º Barómetro foram obtidos com base em entrevistas realizadas a quatro mil pessoas a nível nacional, entre os 16 e os 65 anos.
As marcas de automóveis e outros players têm-se destacado junto dos portugueses na inovação, com um impacto significativo na transformação do planeta e em prol de um futuro sustentável, revela o estudo. No top-of-mind dos grandes temas da inovação surge em destaque junto dos portugueses os carros eléctricos ou híbridos (com 35%), sendo este o tema mais destacado pelos consumidores nacionais em inovação ao longo de todos os trimestres do ano 2022.
A tecnologia 5G ganhou destaque a meio do ano, vindo a ocupar a 2.ª posição em 2022, seguido da vacina contra a Covid-19, a inovação em smartphones e a Internet/Internet of Things – onde, no último trimestre do ano, a Inteligência Artificial ganha destaque –, seguido da Banca Digital, da Saúde e dos Streamings. Em 2021, entre os principais temas do top 5, os portugueses destacavam as redes sociais em inovação, com o efeito do TikTok a fazer sobressair este resultado bem como os meios de pagamento digitais.
O top 15 de marcas destacadas na inovação é composto por:
- Tesla
- Apple
- Samsung
- Pfizer
- Xiaomi
- Amazon
- Microsoft
- Space X
- Netflix
- Vodafone
- EDP
- Uber
- NOS