Que emojis lideram durante a pandemia (e o que diz isso sobre cada pessoa)?
Actualmente, perto de uma em cada cinco publicações no Twitter inclui um emoji. No ano passado, por esta altura, apenas um em cada seis tweets apresentava um destes símbolos, de acordo com a Emojipedia. Estará a pandemia a alavancar a utilização de emojis?
Segundo a CNN, ícones que representam rostos com máscaras, micróbios ou sabonetes registam picos de utilização em mensagens especificamente associadas ao novo coronavírus. Por outro lado, emojis de aviões ou bolas de modalidades desportivas apresentam uma quebra, tendo em conta que as pessoas passam mais tempo em casa.
A mesma publicação sublinha que o emoji de duas mãos juntas (na imagem em cima) tem sido um dos mais importantes durante o surto. Considerado símbolo de oração ou gratidão, tem sido a escolha de quem quer expressar os seus sentimentos em relação às dificuldades que o Mundo atravessa: surge tanto em tweets de homenagem as profissionais de saúde como em publicações em que os utilizadores agradecem por terem conseguido encontrar papel higiénico no supermercado.
Face a Agosto de 2019 – a última vez que a Emojipedia analisou o desempenho deste emoji em particular -, a utilização das mãos juntas apresentou um aumento de 25% no passado mês de Abril. Este interesse repentino fez com que se tornasse o oitavo emoji mais popular durante o último mês.
«A forma como os emojis estão a ser utilizados para descrever a pandemia é, basicamente, a linguagem corporal da era digital», afirma Vyan Evans, autor do livro “The Emoji Code: The Linguistics Behind Smiley Faces and Scared Cats”. O facto de os internautas optarem por símbolos que representam a sua realidade actual poderá ajudar a pintar um quadro daquele que é o novo dia-a-dia.
Para lá do Twitter, a utilização de emojis também disparou noutras plataformas: na Google, por exemplo, registou-se um aumento de 60% entre Janeiro e Março. A Apple, por seu turno, não indicou à CNN se houve ou não uma evolução.