![carro roda](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/06/carro-roda.png)
Que carros compram os portugueses? Usados e a diesel
Renault (11%), Volkswagen (8%) e Seat (8%) são as marcas de automóveis mais compradas em Portugal, de acordo com um estudo realizado pela Marktest para o Standvirtual. A mesma análise mostra que a maioria dos indivíduos (61%) opta por carros usados, sendo que diesel (59%) é o tipo de combustível mais considerado. Seguem-se gasolina (40%) e sistemas híbridos (18%).
Quanto aos factores determinantes para a compra de um carro, a Marktest aponta para conversas com amigos, familiares ou colegas (25%), logo seguidas pelo concessionário da marca (25%). Só depois surgem empatados, os stands de automóveis e os sites de procura e venda de automóveis usados (19%).
Em média, 28% das pessoas demora dois a três meses desde o momento em que começa a pensar no assunto até ao início da pesquisa. A fase seguinte é significativamente mais rápida: 26% demora apenas duas a três semanas entre a pesquisa e o efectivar da compra.
O estudo revela ainda que 32% dos inquiridos pré-selecciona três carros no processo de pesquisa antes de se decidir pelo favorito. A internet (33%) é, actualmente, o primeiro local de pesquisa, sendo que os sites de procura e venda de carros (73%) lideram.
O Standvirtual em específico é mencionado de forma espontânea por 98% dos inquiridos questionados sobre o primeiro local para pesquisa de automóvel. OLX (51%) e Auto Sapo (49%) fecham o top 3.