Quase todos os portugueses comparam preços de produtos antes de comprar

A quase totalidade dos consumidores portugueses (97%) compara o preço de um produto antes de o adquirir, especialmente numa altura em que se começa a pensar nas compras de Natal.

Esta conclusão é da mais recente edição do Shopping Pulse, um estudo da Klarna que avalia as principais tendências de compra de mais de 16 mil consumidores de 16 países a nível mundial, incluindo Portugal.

Apesar de 66% referir que, daqui a um ano, prevê continuar a comprar maioritariamente em loja física, os portugueses são cada vez mais adeptos da tecnologia e a pesquisa por um produto e a comparação de preços acontece no ambiente online: 73% dos portugueses afirma que faz essa pesquisa nas lojas online das marcas e 40% fá-lo a partir de motores de pesquisa (Google).

Quando questionados sobre uma possível app que lhes permitisse fazer rapidamente essa comparação online entre retalhistas, para encontrar o produto mais barato, a resposta é clara: 93% dos respondentes afirma que esse tipo de ferramenta seria útil.

No que toca às categorias de produto em que os portugueses mais comparam preços, são os produtos de electrónica (74%), roupa & sapatos (67%) e mercearia (52%). Ainda assim, quando analisado por género, as mulheres colocam no topo a categoria de roupa & sapatos (72%), e os homens mantêm os produtos de electrónica (78%) no topo das comparações de preço que fazem.

Artigos relacionados