Quase metade dos portugueses não planeia os presentes que oferece no Natal

No Natal, quase metade dos portugueses (49%) não planeia a compra de presentes com antecedência e a maioria (63%) acaba por oferecer prendas parecidas ou iguais de ano para ano.

As conclusões são de um estudo promovido pela Sonae Sierra, que gere centros comerciais como o NorteShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e ArrábidaShopping, que procurou compreender os hábitos e comportamentos dos consumidores no momento da compra de presentes, nesta época.

Quando questionados sobre o tempo que demoram a fazer a lista de presentes de Natal, 60% dos inquiridos em “Os portugueses e os presentes de Natal” refere dedicar menos de um dia a esta tarefa. Destes, 39% fazem-na em Dezembro e 24% quando vêem as primeiras decorações.

No que respeita ao tipo de prendas, a análise mostra que há uma diferença substancial entre o que os portugueses prevêem oferecer a meninas comparativamente aos meninos, e a mulheres versus homens. Enquanto livros, maquilhagem, bonecas e artigos de princesas são maioritariamente oferecidos a meninas, dá-se mais brinquedos de construção, artigos de desporto ou com super-heróis aos meninos.

Ao olhar para os adultos, há uma maior tendência para oferecer roupa e acessórios (76%) e chocolates (74%) a mulheres, e garrafas de bebidas alcoólicas (76%) a homens, embora também haja tendência para roupa (63%).

O estudo realizado em outubro identificou 17 targets para a oferta de presentes, que incluem vários graus de parentesco (mãe, pai, avó, avô, irmão e irmã), relação (marido/companheiro, mulher/companheira, amigos, amigas e chefes) e faixas etárias (meninos e meninas até 5 anos, dos 6 aos 10, e dos 11 aos 14 anos). Os resultados permitem concluir que roupa é o presente que mais se pretende oferecer, neste Natal, considerando que foi identificado em 10 dos 17 targets avaliados.

O que oferecem os portugueses?

A mãe e o pai são as pessoas a quem os participantes mais tencionam dar uma prenda de Natal – 78% e 67%, respectivamente –, apesar de em ambos se destacar a roupa e perfumes, há um terceiro elemento que tem um peso substancial em cada: os cremes de auto-cuidado para a mãe e vinho para o pai.

Já no caso do marido/companheiro e da mulher/companheira, o top 3 de presentes é exactamente o mesmo, nomeadamente, roupa, perfume e viagem/estadia. Quando se observam os dados referentes às avós e aos avôs, além da roupa, artigos como pantufas, mantas, pijama e chocolates estão entre os produtos mais pensados.

Nos meninos até aos 10 anos, os presentes mais prováveis são brinquedos de construção, roupa e artigos com super-heróis, enquanto na faixa etária entre 11 e os 14 anos, a par da roupa (35%), o top 3 inclui consolas (33%) e artigos de desporto (25%).

Quanto às meninas até aos 5 anos, as bonecas e a roupa são os principais presentes. Entre os 6 e os 14 anos, mantém-se apenas a roupa (42%) e passam a estar incluídos maquilhagem/vernizes (25%) e perfume (23%).

No que respeita aos amigos há também uma diferença significativa, destacando-se o vinho (42%), outras garrafas de bebidas alcoólicas (19%) e acessórios (14%), enquanto para as amigas os chocolates (25%), os acessórios (19%) e os livros (19%) surgem nos primeiros lugares.

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