Quase metade dos consumidores portugueses vai fazer compras na Black Friday e no Natal
Um estudo levado a cabo pela Google conclui que 44% dos consumidores portugueses tem intenção de fazer compras durante a próxima temporada, que começa com a Black Friday e se prolonga até depois do ano novo.
O estudo mostra ainda que, relativamente ao canal de compra – loja ou online –, os portugueses são cada vez mais indiferentes: 53% admite fazer compras tanto online como em lojas físicas e 22% diz comprar exclusivamente online.
No que toca a planear e organizar, os portugueses seguem a tendência de outros europeus e antecipam esta época, a pensar no Natal e nos descontos que acompanham a sua chegada.
Do lado dos vendedores, a Google indica que, como consequência da pandemia, as dinâmicas comerciais começaram a alterar-se, verificando-se uma aposta reforçada nas vendas digitais. De acordo com o Euromonitor, Portugal foi, no ano anterior, um dos países da Europa com maior crescimento do ecommerce (54%).
«2020 foi um ano de mudanças profundas no retalho, com confinamentos que direccionaram o consumo para o digital e para bens essenciais. Para muitos, sobreviver no ano passado significou crescer as vendas online. A Black Friday, hoje, em Portugal já é muito mais do que uma sexta-feira de descontos. E, ao contrário do que se pensa, não canibaliza as vendas de Natal», refere em comunicado Joana Bastos dos Santos, Industry manager na Google Portugal.
Com os retalhistas mais bem preparados para as novas dinâmicas dos consumidores e estes cada vez mais indiferentes ao canal de compra, a Google prevê que esta temporada de compras de 2021 seja intensa.