Quase metade das empresas portuguesas já adotou IA, revela relatório

Notícias
Revista Marketeer
14/05/2025
15:31
Notícias
Revista Marketeer
14/05/2025
15:31


Partilhar

No último ano, 96 mil empresas portuguesas adotaram pela primeira vez soluções de Inteligência Artificial (IA), representando 41% do total de empresas no país — ou o equivalente a 12 novas adoções por hora. A conclusão é do relatório “Desbloquear as Ambições de Portugal sobre Inteligência Artificial (IA) na Década Digital em 2025“, desenvolvido pela AWS em parceria com a Strand Partners.

A análise revela o crescimento acelerado da IA no tecido empresarial português, com uma taxa de crescimento de 17% face ao ano anterior e com resultados económicos que saltam à vista: 94% das empresas que utilizam IA reportaram um aumento médio de receita de 30%, enquanto 77% verificaram melhorias significativas na produtividade.

O estudo destaca, no entanto, uma adoção desigual, com as startups na linha da frente. Cerca de 62% destas empresas já usam IA, sendo que um terço (35%) encontra-se numa fase avançada de integração tecnológica, onde a IA é um pilar estratégico, e não apenas uma ferramenta de eficiência.

Já entre as grandes empresas, apenas 11% aplicam IA de forma transformadora e só 19% possuem uma estratégia global para esta tecnologia. No universo das Pequenas e Médias Empresas (PME), 65% ainda se encontram num estágio básico de adoção.

Apesar do avanço, o caminho ainda enfrenta entraves, segundo detalha o relatório. A falta de competências digitais é apontada por 42% das empresas como uma das principais barreiras e muitas estão já a responder com incentivos, como prémios e aumentos salariais de até 41% para atrair talento qualificado.

Os custos iniciais e a incerteza quanto ao retorno do investimento são igualmente mencionados por 34% e 21% das empresas, respetivamente.

O relatório aponta ainda três prioridades para acelerar a transformação: Apoiar startups impulsionadas por IA, com acesso facilitado a capital; acelerar a transformação digital em todos os setores, através de financiamento e capacitação da força de trabalho; e fornecer incentivos à adoção estratégica da IA, aproveitando o setor público como catalisador e exemplo.

Adicionalmente, dados de um estudo do Telecoms Advisory Service, também encomendado pela AWS, revelam que a IA baseada na cloud contribuiu com mais de 647 milhões de dólares para o PIB português em 2023, sublinhando o potencial económico da tecnologia.

“Portugal tem tudo para se destacar como líder europeu na adoção de Inteligência Artificial. Estamos empenhados em impulsionar este futuro e ajudar o nosso tecido empresarial, de todas as dimensões, a transformar ambição em inovação — com o poder da IA e da cloud”, afirma André Rodrigues, Diretor de Tecnologia ISV – AWS Sul da Europa e França.

Do lado das empresas, o impacto também já se nota. “A colaboração com a AWS tem sido fundamental para impulsionar um aumento de 30% na satisfação do cliente desde a implementação do Amazon Bedrock”, revela Gonçalo Consiglieri, Cofundador e CEO da Visor.ai, acrescentando: “Isto permitiu-nos demonstrar o poder da IA de conversação, ao melhorar as capacidades da nossa plataforma e ao fornecer soluções de ponta aos nossos clientes em vários setores. Esperamos continuar a colaborar com sucesso com a AWS.”




Notícias Relacionadas

Ver Mais