Quase 90% dos anunciantes considera marketing de influência no TikTok eficaz
Um estudo elaborado pela SocialPubli sobre a evolução do marketing de influência no TikTok mostra que 87,7% dos anunciantes considera eficazes as campanhas desenvolvidas neste âmbito. Além disso, cerca de metade (53,7%) prevê aumentar o orçamento para projectos com influenciadores este ano.
Actualmente, 10,7% aloca mais de 50% do orçamento de marketing de influência no TikTok, com tendência para aumentar ao longo dos próximos anos. No sentido inverso, verifica-se que 69,7% não investe neste tipo de campanhas no TikTok.
Lifestyle é, neste momento, a área em que os anunciantes acreditam que as campanhas de marketing de influência no TikTok funcionam melhor (42,4%), à frente de Beleza (32,2%), Meios de Comunicação (9,3%), Viagens (8,5%) e Corrida (5,1%).
Segundo a SocialPubli, o formato com maior sucesso é o de vídeo no feed (34,6%), seguindo-se os desafios com hashtags de marcas (28%). Este último “tem sido um dos mais utilizados nas redes sociais devido à sua versatilidade e grande capacidade de alcance orgânico”.
O mesmo estudo – realizado junto de mais de 1.800 pessoas de oito países, incluindo Portugal – revela ainda que 27,9% dos anunciantes inquiridos aponta a análise como o aspecto a melhorar no TikTok, já que “controlar as métricas é uma das etapas mais importantes numa estratégia digital para sabermos qual é o conteúdo preferido do público-alvo”. O Retorno do Investimento (ROI) surge em segundo lugar na lista (20,5%), seguido pelo problema da desinformação (19,7%) e pela segurança da marca (16,4%).
Ainda sobre o futuro do TikTok, 61,5% dos anunciantes acredita que se irá tornar uma plataforma líder e 28,7% espera que continue a crescer. Apenas 9,8% não considera que o TikTok se mantenha popular.
Já especificamente entre as marcas que nunca trabalham com o TikTok, verifica-se que 83,1% gostaria de criar uma campanha nesta rede social. “Cada vez mais, as marcas estão à procura de novas ferramentas para chegar a um público mais jovem”, explica a SocialPubli.
Criadores de conteúdo passam até 5 horas no TikTok
O novo estudo da SocialPubli revela ainda que 73% dos criadores de conteúdo passa entre uma e cinco horas por dia no TikTok, enquanto 19,9% dedica mais de cinco horas a esta rede social. A maioria começou a usar esta plataforma há cerca de seis meses/um ano, tendo a pandemia funcionado como um acelerador.
Há mais de dois anos, apenas 20,1% dos inquiridos usava o TikTok – que, no primeiro trimestre de 2020, conseguiu gerar mais de 315 milhões de downloads.
Mas quem são os utilizadores do TikTok? Dos inquiridos pela SocialPubli, 66,2% são mulheres e 33,8% são homens, 54,8% pertence à Geração Z e 40% aos Millennials. Apenas 5,25% corresponde à Geração X, ou seja, com idades entre os 41 e os 56 anos.
Quanto à frequência de publicações, 30,5% dos inquiridos diz publicar, no mínimo, uma vez por dia, 21,1% partilha conteúdos duas a três vezes por dia e 13,5% chega mesmo a publicar mais de cinco vezes no mesmo dia.
Recomendações são oportunidade para as marcas
Os conteúdos patrocinados ainda não são muito comuns no TikTok, fazendo com que exista uma “grande oportunidade para as marcas que querem começar a publicitar os seus produtos/serviços”. Actualmente, 38,5% dos criadores de conteúdo nunca recomendou marcas aos seus seguidores, 19,3% fá-lo algumas vezes por ano e 17,3% fá-lo entre uma e quatro vezes por semana. Uma percentagem mais pequena (5,7%) recomenda marcas uma vez ou mais por dia.
De acordo com a mesma análise, 67,9% dos inquiridos diz já ter comprado um produto através de uma publicação de alguém que seguem no TikTok: “Esta resposta demonstra-nos o poder argumentativo que os influenciadores têm sobre produtos ou serviços, face à decisão final dos consumidores, confirmando assim a eficácia do marketing de influência nesta plataforma.”
Metade dos utilizadores inquiridos (50,7%) segue menos de cinco marcas no TikTok, mas, por outro lado, 29,2% segue entre cinco e 10 marcas. Só 9,2% acompanha mais de 20 insígnias nesta plataforma. Moda (83%), Beleza (80,8%), Viagens e Alojamento (55%), Alimentação (54,2%) e Saúde (32,5%) são os sectores com mais sucesso.