Quase 9 em cada 10 portugueses aproveitam os saldos para fazer compras
Promoções tornam-se cada vez mais relevantes para os consumidores, com 89% dos portugueses a garantirem que fazem compras durante estes períodos
Os eventos de ofertas, como o Prime Day da Amazon (16 e 17 de julho com centenas de milhares de ofertas exclusivas para os membros Prime) , tornaram-se ocasiões de compras fundamentais para os consumidores. Em especial para os portugueses que aproveitam as épocas de promoções para compras.
O estudo “Hábitos de consumo dos compradores online em Portugal”, da GFK, revela outros dados interessantes. No que diz respeito ao consumo, os lusitanos estão cada vez mais confiantes em relação às compras online. 96% dos consumidores admitem comprar online, sendo que 66% assumem adquirir produtos online, pelo menos, uma vez por mês.
A pesquisa revela três fatores críticos que impulsionam o comportamento de compras em ambientes digitais: o preço (69%), os descontos/promoções (67%) e a entrega rápida (51%). Após a aquisição de um produto, os consumidores valorizam mais a entrega gratuita (74%), seguida das garantias do produto (64%) e de uma política de devoluções fácil (58%). A confiança nas compras online é muito elevada, com a maioria dos inquiridos (94%) a indicar que se sentem confiantes ou muito confiantes quando fazem compras desta forma.
Nesse sentido, e com o objetivo de continuar a inovar para os clientes, a Amazon oferece benefícios e programas únicos, como é p caso do Prime Day. “No ano passado, os clientes da Amazon em todo o mundo pouparam quase 24 mil milhões de dólares em ofertas e cupões, com os membros Prime a usufruírem da grande maioria dessas poupanças, incluindo mais de 2,5 mil milhões de dólares durante o Prime Day 2023, quando os membros Prime compraram mais de 375 milhões de artigos em todo o mundo. Sabemos que os clientes adoram descontos e promoções, o que faz do Prime Day uma data a marcar no calendário de todos os compradores online mais experientes. Este evento exclusivo regressa a Portugal pelo quarto ano, e estamos muito entusiasmados por oferecer aos membros Prime grandes poupanças, através de centenas de milhares de ofertas em todas as categorias”, afirmou Inês Ruvina, Portugal Country Lead, da Amazon.
Empenhada numa experiência de compra fiável, aa plataforma apoia os produtos vendidos nas suas lojas com a Garantia A-a-Z. A proteção da Amazon aplica-se a produtos comprados nas suas lojas em todo o mundo e, na eventualidade (improvável) de os clientes terem problemas com a entrega atempada ou com o estado da compra. Ou seja, quer tenham sido comprados à Amazon ou a um dos seus dois milhões de vendedores independentes, a empresa retificará o problema com um reembolso ou substituição.
O estudo revela também que os compradores online são pesquisadores e comparadores diligentes. Uma percentagem considerável de 42% afirma que compara sempre os preços do mesmo produto entre diferentes retalhistas, enquanto outros 31% admitem fazê-lo frequentemente. No que diz respeito às expectativas de entrega, para os consumidores a rapidez é importante. A maioria (46%) a espera receber as suas encomendas no prazo de 2-3 dias.
Em resposta às necessidades dos clientes, o Prime Day disponibiliza ofertas em todas as categorias, incluindo moda, electrónica, cozinha e beleza. Os membros Prime podem aproveitar esta liquidação de diferentes forma, incluindo a configuração de notificações de ofertas personalizadas quando as suas pesquisas recentes e visualizações de produtos tiverem promoçóes. Além disso, os membros Prime beneficiam de envio gratuito e ilimitado em dois dias para milhões de produtos, com entregas também aos fins-de-semana e nos pontos de recolha da Amazon.