Quase 3,3 milhões de portugueses têm conta ordenado
Na vaga global de 2022, o Basef Banca da Marktest contabilizou 3 milhões e 297 mil possuidores de conta ordenado, um valor que corresponde a 40,6% do universo composto pelos indivíduos com 15 e mais anos que possuem conta bancária.
A penetração da conta ordenado, que apresentava uma trajectória ascendente desde 2007, registou em 2021 e 2022 um pequeno decréscimo face aos anos anteriores.
Analisando a informação pelos vários targets, observa-se que a idade e a classe social são as variáveis que apresentam um comportamento mais heterogéneo, sendo as que mais influenciam a posse de conta ordenado.
Enquanto a maioria dos indivíduos entre os 35 e os 54 anos possui este tipo de produto, nos jovens a taxa não excede os 15,3%. Entre as classes sociais, a probabilidade de encontrar possuidores de conta ordenado é maior entre os indivíduos das classes alta e média alta (com uma penetração de 54,3%). Por género, também se verificam diferenças, sendo a percentagem de posse de conta ordenado maior entre os homens (44,2%).