Quase 3 milhões de portugueses recebem presentes que não gostam e 25% “re-oferecem” o que não apreciam. Diz estudo
Uma grande fatia dos portugueses (42%) não usa os presentes que recebe no Natal e 25% acabam por oferecê-los a outra pessoa. As conclusões são do mais recente Estudo de Mercado promovido pela Sonae Sierra, que gere centros comerciais como o NorteShopping, o Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e ViaCatarina Shopping, através do qual se procurou compreender as preferências e os comportamentos dos portugueses, na época natalícia.
A pesquisa, conduzida para entender a jornada de compras, desde o planeamento até ao momento de oferecer e receber presentes, trouxe novos insights e revelou tendências.
Os resultados apontam que cerca de 3 milhões de portugueses recebem presentes que não gostam, sendo meias o item menos apreciado. No entanto, para evitar constrangimentos, mais de metade dos inquiridos prefere não demonstrar o seu desagrado e apenas 39% devolveram presentes indesejados.
A troca de presentes desperta diversas emoções: 68% dos portugueses relatam sentimentos negativos ao receberem presentes que não apreciam, e 91% demonstram frustração quando percebem que a prenda que deram não agradou à outra pessoa. Em contraste, 88% sentem-se satisfeitos, quando veem que o presente que escolheram foi apreciado.
Cada pessoa oferece em média oito presentes, com os chocolates a ocuparem o topo da lista, representando 60% das escolhas. Moda (roupa e calçado) é o presente mais procurado para familiares, enquanto postais são os menos escolhidos. No que diz respeito a gastos, 61% dos portugueses indicam que o seu orçamento de Natal é de 250 euros e 67% referem aguardar pelas promoções de Black Friday para realizar as compras.
Os centros comerciais continuam a ser o local preferido de 85% dos portugueses para realizarem a maioria das suas compras de Natal, sobretudo pela conveniência que oferecem. Entre os principais motivos que justificam esta escolha e que contribuem para uma experiência positiva destacam-se a praticidade, a comodidade de ter todas as lojas reunidas num só espaço, a vasta diversidade de ofertas e a facilidade de acesso a estacionamento.
“Na Sonae Sierra, queremos mais do que oferecer uma experiência de compras conveniente; queremos criar momentos que realmente ressoem com os nossos visitantes. Este estudo é uma ferramenta essencial para entendermos as necessidades dos portugueses na época natalícia, o que nos permite desenhar campanhas mais alinhadas com as expectativas dos consumidores, reforçando o nosso compromisso com experiências de compra mais conscientes e satisfatórias”, afirma Joana Moura e Castro, responsável de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.
O estudo identificou ainda perfis de comportamentos típicos na época natalícia, entre os quais se destacam três estereótipos:
“Teleguiado” – definido como aquele que necessita de ajuda de alguém próximo para saber o que comprar e recebe instruções por telefone – em que 30% dos portugueses se veem refletidos;
“Fica para mim” – que reflete as pessoas que escolhem as prendas com base nos seus próprios gostos, sob a premissa de que, na dúvida, fica para si – está espelhado em 19% dos inquiridos;
“Influencer” – que se preocupa que o presente e o embrulho sejam estéticos para que a pessoa possa partilhar o unboxing nas suas redes sociais – é identificado por 17%.
Este é já o segundo ano em que a Sonae Sierra procura compreender melhor os hábitos e comportamentos dos portugueses, na quadra natalícia, com o objetivo de não só fazer um retrato da atualidade, como também de ter um papel ativo na consciencialização para a necessidade de uma maior reflexão e planeamento perante o momento de compra dos presentes de Natal.
A partir destes dados, os centros comerciais sob a gestão da empresa estão a preparar uma campanha de Natal que será lançada ainda no mês de novembro.