Quantos ecrãs usa no seu dia?

multiplataformaMais de 60% dos adultos que utilizam a internet no Reino Unido usam pelo menos dois dispositivos electrónicos todos os dias e 25% chega a utilizar três. Este é um dos resultados do estudo comissionado pelo Facebook e desenvolvido pela agência de pesquisa de mercado internacional GfK que englobou mais de 2000 pessoas com o intuito de compreender o comportamento dos utilizadores em diversos dispositivos, incluindo smartphones, tablets e computadores, durante o dia.

O estudo conclui que mais de 40% dos adultos online, por vezes, inicia uma actividade num determinado dispositivo e termina essa mesma acção noutro dispositivo. Porém, os motivos para isso acontecer variam. Muitas vezes os utilizadores preferem simplesmente mudar para um écrã maior, nomeadamente para escrever. Também a procura de conforto e a conveniência são factores que influenciam essa mudança. A urgência da tarefa, o tempo dispendido, preocupações com segurança e privacidade e ainda o nível de detalhe que envolve a actividade são também determinantes. De salientar que a mudança de dispositivos utilizados acontece principalmente em casa, em frente da televisão, onde é mais fácil alcançar os dispositivos.

O estudo da GfK revela que o smartphone é o dispositivo mais usado quando os utilizadores se encontram em movimento (77% dos utilizadores). Está sempre presente na vida dos utilizadores e é sobretudo utilizado para comunicações e actividade social. O tablet é visto como um hub de entretenimento e é maioritariamente usado em casa onde, em 50% dos casos, é partilhado com outros utilizadores. 86% dos adultos online que têm PC em casa, usam-nos apenas para trabalhar ou para tratar de assuntos relacionados com finanças. Ou seja, cada um dos aparelhos tem a sua função para o consumidor.

O estudo mostra ainda que o Facebook e o email são as actividades a que os consumidores acedem nos vários dispositivos e que o telemóvel é o único que é usado de forma contínua ao longo de todo o dia. Por exemplo é 10 vezes mais provável ver alguém a usar um telemóvel num autocarro do que um portátil; no caso de um tablet as probabilidades continuam a favor do telemóvel – três vezes mais provável.

Mark Bulling, EMEA Measurement lead do Facebook, conclui que, através desta pesquisa, «observamos que a utilização de diferentes dispositivos é agora mainstream e os marketeers têm a oportunidade de construir experiências de marca nos três tipos de aparelhos. À medida que os utilizadores trocam de dispositivo durante as suas actividades, as experiências das marcas devem ser consistentes ao longo dessas acções, independentemente do aparelho em que são iniciadas ou terminadas».

O estudo destaca ainda que, no momento multidispositivos em que vivemos, é vital para as marcas compreender o impacto das estratégias de marketing com o objectivo de optimizar, avaliar e medir. Segundo o Facebook, dado que as pessoas usam a sua identidade verdadeira nesta rede social, é possível cumprir estes três objectivos em todos os dispositivos.

Artigos relacionados