Quanto pensam gastar os consumidores de luxo neste Natal?

Na Europa, o típico consumidor de bens de luxo planeia gastar perto de 9000 euros na quadra festiva, segundo um estudo da Deloitte.

A conta pode parecer astronómica para alguém com rendimentos mais próximos da realidade dos comuns mortais. O estudo Luxury Consumption Among European High Earners 2014, da consultora Deloitte, mostra que os consumidores de produtos de luxo europeus pensam gastar em média 9000 euros em presentes neste Natal – 4400 euros em presentes para terceiros e 4700 euros para eles próprios.

As compras em lojas são as preferidas deste tipo de consumidores, com 67% dos inquiridos a preferir os espaços físicos para comprar. As razões apontadas são o serviço ao cliente e a possibilidade de manusear os produtos. Um valor que compara com os 4% que usa os social media para comprar os presentes desta quadra. Contudo, 85% dos consumidores de luxo utiliza as redes para recolher informação sobre os produtos.

Os produtos de luxo mais comprados são as viagens e hotéis (20%), roupa (12%), e carteiras ou produtos de pele (6%).

Já em termos de frequência, mais de 50% das roupas e sapatos são comprados numa base trimestral.

O factor mais importante que influencia as opções de compra é a qualidade, com 48% dos inquiridos a apontar essa exigência, seguido do valor pelo dinheiro, com 42%, o design, com 34%, e a reputação da marca, com 25%.

O estudo envolveu a participação de 1228 pessoas de seis países (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido), com rendimento anual por lar (antes de impostos) de pelo menos £100k+/ €100k+/ CHF150k+.

Artigos relacionados