Quanto ganha um director de Marketing em Portugal? Estudo revela tendências para 2022
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o seu estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para quadros executivos, em empresas de grande dimensão. Entre as principais conclusões está o facto de o director de Marketing liderar o topo da tabela salarial, com valores que podem chegar aos 75 mil euros, seguido do director de Comunicação, cuja remuneração pode alcançar os 72 mil euros.
Ainda que a pandemia tenha afectado as áreas de Marketing e Comercial, estas continuam a ser vertentes com uma grande aposta e investimento, refere o estudo. O Marketing tradicional evoluiu, passando a desempenhar um papel fundamental e estratégico, com o Marketing Digital a estabelecer-se como uma área autónoma e não apenas uma ramificação do Marketing.
A procura por profissionais cada vez mais diferenciados nas equipas de Vendas e de Marketing tem-se acentuado, embora os recrutadores continuem a valorizar uma formação académica sólida, nomeadamente nas áreas de Gestão e Engenharia. Também é valorizada a experiência em contextos internacionais.
Em linha com esta tendência, o estudo revela também que os empregadores preferem “profissionais mais juniores, com visão internacional, skills analíticos e idiomas, novas ideias e vivências diferenciadoras, preocupação com a sustentabilidade e apetência tecnológica, que, além disso, têm mais capacidade de adaptação à cultura e dinâmica de cada organização”. Porém, apesar de este ser o foco central de recrutamento, é aqui que as equipas de recursos humanos encontram maiores dificuldades de retenção de talento.
Destaque ainda para o crescimento salarial nas funções generalistas a nível comercial, com um aumento de entre 20% e 30% durante o último ano – o director comercial lidera o topo da tabela salarial, com valores que podem chegar aos 92 mil euros.