Quantas vezes por semana limpa a sua casa?
Sabia que 12% dos portugueses afirma limpar a casa todos os dias? Se não faz parte desta percentagem, talvez se insira nos 37% que faz limpezas uma vez por semana. O estudo “Home Cleaning Trends” da Nielsen revela os hábitos dos portugueses neste campo e deixa saber que 32% dos inquiridos assume limpar algumas divisões com mais frequência do que outras.
A casa-de-banho é a divisão que mais atenção merece, com 82% das pessoas a considerar que este é o espaço mais importante que se mantenha limpo. Segue-se a cozinha com 80% das respostas.
Quanto a quem cabe esta responsabilidade, Portugal continua a ser um país relativamente tradicional, com 51% dos lares a atribuírem a limpeza enquanto tarefa às mulheres. O trabalho é partilhado por homens e mulheres em apenas 32% dos casos, sendo que o número desce ainda mais quando falamos de homens que assumem sozinhos esta tarefa: 5%.
Sarah Peters, Nielsen global business partner, considera que a percentagem de homens a ajudar nas limpezas está, ainda assim, a crescer e que, por isso, «as estratégias de marketing precisam de reflectir uma abordagem mais equilibrada, no que se refere às inovações e mensagens de marketing».
Além de serem responsáveis por limpar a casa, as mulheres têm a seu cargo também a compra de produtos para este fim. Em Portugal, 62% das mulheres decidem que produtos adquirir, sendo que apenas em 26% dos casos esta decisão é partilhada.
O mesmo estudo da Nielsen aponta ainda para algumas tendências de compra. No último ano, as vendas de produtos de “Higiene do Lar” aumentaram cerca de 2%, no total do mass market, com as categorias “Detergentes de Roupa” e “Amaciadores de Roupa” a liderar.
Num mercado em que os portugueses estão atentos sobretudo ao preço e às promoções, o factor inovação é também determinante. A aposta em produtos em cápsulas, concentrados ou com aromas podem levar uma marca a destacar-se de outra e a ganhar quota de mercado.