Quantas garrafas de plástico são precisas para fazer um casaco?
A C&A desenvolveu uma colecção de casacos de Inverno que já permitiu reciclar mais de 4 milhões de garrafas de plástico PET. Para cada unidade, são necessárias 14 a 24 garrafas, que assim ganham uma segunda vida e não acabam em aterros.
Segundo a marca, todas as peças recicladas que são colocadas à venda são certificadas pelo Padrão Global de Reciclagem ou pelo Padrão de Declaração de Reciclagem e contêm pelo menos 20% de materiais reutilizados.
Mas os casacos não são a única aposta da C&A em direcção a uma economia circular. A insígnia recorre também à reutilização de outras matérias-primas, como poliéster, caxemira, nylon e algodão, de forma a reduzir o desperdício têxtil e tornar a indústria da moda mais amiga do ambiente.
“Como é necessária muita energia, água e outros recursos para criar fibras como o algodão e o poliéster a partir do zero, a reciclagem é uma das melhores opções para contribuir para um sistema de moda mais circular”, explica a C&A em comunicado. O objectivo da marca é que 64% das matérias-primas utilizadas nas suas colecções sejam provenientes de origens mais sustentáveis.
Actualmente, a C&A é a maior compradora de algodão orgânico certificado do Mundo, usa poliéster e nylon reciclado em cerca de 80 mil peças de lingerie, criou uma colecção de banho feita a partir de fibras recicladas e comprometeu-se a comprar 100% de fibras sintéticas de celulose a fornecedores com práticas conscientes, entre outros.
A C&A envolve também a comunidade, ao lançar o programa “We Take It Back”, através do qual é possível colocar peças de roupa que já não utilizam em contentores disponíveis nas lojas da marca. Estas peças são, depois, reaproveitadas na produção de outros produtos. Além disso, quem adere a esta iniciativa recebe um voucher de desconto.