Quando uma emissora promove o desporto

Há 10 anos, era impossível encontrar um italiano entre os dez melhores tenistas do momento no ranking da ATP. Na Copa Davis, a Itália fazia parte dos grupos regionais até 2011 e foram necessárias mudanças drásticas para que os frutos fossem colhidos atualmente. Este foi o discurso de Angelo Binaghi, o presidente da Federazione Italiana Tennis (FiT).

As mudanças surtiram efeito e é possível encontrar tenistas italianos e muitos outros nas casas de apostas, veja ainda como ter acesso a um dos maiores meios de entretenimento do mundo desportivo. Em entrevista realizada em janeiro para o L’Équipe, Binaghi falou sobre a situação do ténis na Itália, que ganhou um novo patamar com a ajuda do SuperTennis. “Sou um engenheiro e gosto de números. Você sabe qual foi o impacto da vitória de Francesca Schiavone em Roland-Garros envolvendo os licenciados? Nenhum, zero. Foi o SuperTennis que provocou um aumento considerável, não o sucesso dos tenistas. Hoje, temos três vezes mais associados que há três anos atrás. São cerca de 500 mil”, declarou o presidente.

SuperTennis é a emissora de televisão que pertence à FiT e transmite de forma gratuita a maior parte dos eventos do circuito da Women’s Tennis Association e vários torneios da Association of Tennis Professionals. Distribuído na televisão aberta, fechada e por streaming, a emissora gasta 2,5 milhões de euros todo ano para ter os direitos dos principais torneios dentro de sua programação. “Ter a FiT como proprietária nos traz uma vantagem nas negociações. Os detentores possuem a garantia de que os torneios e seus patrocinadores terão o máximo de visibilidade, já que só transmitimos tênis em nosso canal”, explicou Giancarlo Baccini, presidente da Sportcast, sociedade que gere o canal, para a L’Équipe Magazine.

Em 2021, a RAI, a principal emissora de TV da Itália, adquiriu os direitos do ATP FInals em Turim, transmitindo a competição ao lado da Sky Sport e da SuperTennis. Com a presença de Matteo Berrettini e a ascensão de Jannik Sinner no cenário do desporto, o ténis se tornou um dos desportos com maior potencial de crescimento e captação de audiência e popularidade. De acordo com o portal SportinMedia, a final de Wimbledon de 2021 disputada por Novac Djokovic e Berettini teve uma audiência de 4,7 milhões de espectadores divididos entre as emissoras italianos Sky e TV8.

Para aproveitar o bom momento do ténis italiano, o SuperTennis segue em pleno crescimento. Em 2021, o grupo que gere o canal lançou o SuperTennix, uma plataforma OTT por assinatura (3,99 por mês), para a exibição de conteúdos que não entrariam ou complementam a grade do canal principal.

 

Artigos relacionados