Quando foi a última vez que deixou gorjeta? QR code ajuda a premiar o bom serviço

Num mundo em que tudo parece caminhar para a digitalização, também as gorjetas podem seguir esta tendência. Pelo menos, é essa a proposta da Classhihy, startup portuguesa cujo mais recente projecto é uma forma de premiar o bom serviço em restaurantes ou hotéis sem que, para isso, seja necessário descarregar uma aplicação ou tocar em dinheiro.

As “Classihy Tips” são gorjetas digitais, em linha com os pagamentos que também se tornaram contactless em muitos casos. Tudo acontece através de um QR code, a partir do qual os clientes podem avaliar cada funcionário individualmente e deixar uma gratificação.

A nova ferramenta surge integrada no sistema feedback desenvolvido pela startup, que passa a contar também com a possibilidade de atribuir gorjeta no final de uma refeição ou estadia. Basta identificar o funcionário (nome e fotografia estão visíveis na Classihy) e seleccionar o método de pagamento (cartão multibanco, Apple Pay ou Google Pay).

As gratificações estão pré-definidas e começam nos dois euros, segundo esclarece a Classihy em comunicado. Os clientes podem ir até aos 100 euros, sendo que o dinheiro é colocado na conta de cada colaborador na Classihy. A partir daí, o funcionário pode pedir a transferência para a sua conta a qualquer momento, não sendo cobrada qualquer comissão para aceder ao serviço. A Classihy indica que desconta somente 5% para cobrar os custos relacionados com as transacções bancárias e manutenção da conta.

«Realizámos um inquérito junto de alguns funcionários da restauração e da hotelaria e concluímos que o número e valor das gratificações recebidas diminuiu drasticamente no último ano», afirma Ariane de Melo, CEO da Classihy, justificando o desenvolvimento da ferramenta.

«Estudos recentes indicam também que os clientes estão menos propensos a pegar em dinheiro e dar a clássica gorjeta em espécie. Decidimos então criar algo que pode representar um rendimento suplementar alternativo para os colaboradores, obtido de forma 100% digital», acrescenta.

Neste momento, apenas dois espaços em Lisboa contam com este sistema e forma gratificação: os clientes podem testá-los no Tapas Bar 52, na zona do Príncipe Real, e no restaurante da Associação Naval de Lisboa, na Doca de Belém.

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