Quando foi a última vez que brincou? Grupo Lego incentiva-o a entrar na brincadeira

“Brincar É o Teu Superpoder”, Grupo Lego incentiva as famílias a construírem mais brincadeira a cada dia.

Num mundo em que a brincadeira é cada vez mais subvalorizada, o Grupo Lego está entusiasmado por encorajar crianças e famílias a, cada vez mais, atribuírem à brincadeira um papel de protagonista na vida quotidiana.

Lançando um apelo a todos de modo que voltem a descobrir o poder transformador da brincadeira, esta campanha é uma resposta directa às novas conclusões globais do Grupo Lego, que mostram que as famílias que mais brincam juntas são as mais felizes*, enquanto 90% das crianças concordam que brincar é a melhor maneira de aprenderem, de se desenvolverem e se expressarem verdadeiramente.

A pesquisa, que abrangeu 36 países com mais de 61 500 pais e crianças entre os 5 e os 12 anos, também concluiu que 83% dos pais consideram a brincadeira uma plataforma para celebrar as diferenças de uma forma divertida e positiva e que é decisiva para promover uma visão do mundo mais inclusiva (85%).
Quando a brincadeira se torna o centro das atenções, tem o superpoder de aproximar as pessoas.

Existe, no entanto, uma tendência preocupante: 76% dos pais afirmam que as crianças de hoje têm menos oportunidades de brincar do que as gerações anteriores. A pesquisa sublinha ainda o impacto generalizado dos dispositivos digitais, a carga de trabalho dos pais e a falta de acesso a espaços apropriados para brincar, com todos os pontos a prejudicarem cada vez mais o tempo de brincadeira em família.

Os pais confessam passar quase o dobro do tempo nos telefones e laptops do tempo que passam a brincar em família, com 66% a dizerem que a pesada carga de trabalho prejudica o tempo de brincadeira e duas em cada cinco famílias não têm acesso a ambientes para brincar adequados ou espaços seguros para actividades lúdicas, com o resultado de um, em cada cinco pais, admitir que nunca participa em brincadeiras em família.

A boa notícia: quase nove em cada dez crianças e pais anseiam por mais tempo de brincadeira juntos. Brincar É o Teu Superpoder é o convite a cada família para se apoiar e ajudar a pôr de novo a brincadeira na ordem do dia.

Restabelecendo o lugar da brincadeira no mundo, o Grupo Lego une-se para promover o poder da brincadeira através de várias activações pelo mundo fora.
Numa ousada re imaginação de um espaço tradicionalmente centrado nos adultos, a galeria de arte imersiva Superpower Studios surgiu no coração de Paris como uma vibrante celebração de brincadeira e ligação.

Juntamente com uma equipa internacional de Play Ambassadors, comandados pela consultora criativa e fundadora da pioneira concept store parisiense Colette, Sarah Andelman, o Grupo Lego está a restabelecer a importância da brincadeira à escala global.

Com a Superpower Studios no comando, eles fomentam nas crianças e famílias a capacidade de abraçarem o seu superpoder de brincar e de com ele reconstruírem o mundo.
Para defender a brincadeira no dia a dia, a China está a criar a biblioteca mais brincável do mundo. Esta experiência imersiva apresenta vários andares para explorar, incluindo uma sala de leitura super lúdica, um espaço vibrante repleto de divertidas criações e ideias arrojadas de crianças em três zonas imersivas.

Cada zona tem como tema Histórias Icónicas, Exploração Espacial e Criação de Veículos, que demonstram o superpoder da brincadeira.

Enquanto isso, na Hungria, um eléctrico em tamanho real será transformado num lúdico eléctrico Lego. Por ocasião do Dia Mundial sem Carros, a 22 de Setembro, pretende-se mostrar que a brincadeira pode ser encontrada em lugares inesperados e que pode tornar a vida quotidiana divertida através do poder que tem.

No Japão, estão a encorajar as crianças a adicionarem imaginação e criatividade às suas vidas com um inovador evento pop-up inspirado nos restaurantes, em que uma experiência do tipo culinário e a criativa brincadeira Lego se encontram.

Já na Austrália, está a ser realizada uma parceria com a artista infantil Emma Watkins para reimaginar o seu estúdio de dança preferido. Com a ajuda de um grupo de “Play Experts”, está a ser transformado num espaço vibrante e criativo com tijolos Lego, mostrando que a brincadeira e a criatividade podem transformar qualquer ambiente.

Durante o Festival das Luzes de Berlim, várias criações LEGO construídas por famílias serão apresentadas em pontos icónicos como o Brandenburger Tor, sublinhando o Superpoder da Brincadeira. As famílias participantes podem juntar-se ao Lego Creative Camp e reconstruir o mundo com a lenda do futebol alemã Thomas Müller.

«A falta de espaços de lazer bons para as famílias e de tempo de brincadeira está a ter um impacto negativo no desenvolvimento infantil. A brincadeira é um superpoder que promove a confiança, a capacidade de resolução de problemas e competências de comunicação eficazes — atributos essenciais para um futuro bem-sucedido. O nosso objetivo é inspirar as famílias por toda a parte a reconhecer e construir o poder transformador da brincadeira, integrando-o nas suas rotinas diárias», afirma Alero Akuya, VP of Brand Development do Grupo Lego.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por LEGO (@lego)

Artigos relacionados