Quando foi a última vez que abriu um jornal? Dois em cada três portugueses lêem notícias online
Os mais recentes dados do Bareme Internet da Marktest mostram que dois em cada três portugueses lêem notícias online. Na prática, são perto de 5,8 milhões de indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental, que costumam recorrer a plataformas online para se manterem informados. Por outras palavras, o equivalente a 67,3% deste universo.
Este é um hábito que tem vindo a aumentar progressivamente ao longo da última década, sendo que não ia além dos 54,6% da população em 2013. Desde então, o número de portugueses que lêem notícias online tem subido ligeiramente de ano para ano.
Segundo a Marktest, a leitura de notícias online tem maior penetração junto dos homens, dos indivíduos mais jovens (entre os 15 e os 34 anos), dos residentes na região da Grande Lisboa e dos cidadãos das classes sociais mais elevadas. Este retrato estará relacionado com o facto de o acesso à internet ser mais facilitado para alguns destes grupos demográficos.
“Os mais velhos e os indivíduos das classes mais baixas mostram claramente estar mais afastados deste hábito”, indica ainda a mesma análise.