Quando a Tradição encontra a Inovação

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A nova linha 10 Anos da Blandy’s Madeira junta garrafas transparentes, rótulos coloridos e as quatro principais castas brancas, representando os estilos clássicos de vinho Madeira.

Uma nova geração de vinhos Madeira, estes 10 Anos foram desenvolvidos após uma extensa pesquisa sobre o envelhecimento de cada casta. Chris Blandy, CEO da Madeira Wine Company e membro da sétima geração da família, juntamente com o premiado enólogo Francisco Albuquerque, continuaram a preservar a rica herança da empresa, com mais de 200 anos de história e sete gerações dedicadas à excelência, enquanto expandiram o conhecimento sobre o vinho Madeira. Combinando tradição e inovação, esta linha destaca as quatro principais castas brancas – Sercial, Verdelho, Bual e Malvasia –, representando os quatro estilos clássicos de vinho Madeira: seco, meio seco, meio doce e doce.

Após um investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento, para compreender o complexo processo de envelhecimento do vinho Madeira e os desafios impostos pelas mudanças climáticas, a Blandy’s, única família fundadora do comércio de vinhos Madeira, que ainda possui e administra a sua empresa original, oferece agora uma experiência fora do convencional aos apreciadores de vinho. Uma dedicação ao legado familiar de mais de dois séculos permite o desenvolvimento contínuo da marca, que, ao longo dos últimos anos, monitorizou diariamente tanto a temperatura como a humidade das doze salas de envelhecimento, localizadas no Blandy’s Wine Lodge, no centro do Funchal, e nas adegas do Caniçal, para determinar as condições ideais de envelhecimento de cada casta.

Este processo permitiu um ajuste meticuloso no processo de envelhecimento, garantindo que cada vinho atinge o seu potencial máximo, resultante da harmoniosa combinação entre técnicas centenárias e conhecimentos modernos. Com características mais frescas e dinâmicas, estes renovados vinhos Madeira com 10 anos reflectem as actuais tendências de consumo, sem perder a essência do vinho Madeira tradicional.

Este reposicionamento manifesta-se também na própria garrafa transparente, uma inovação no mercado de vinhos Madeira, que permite ao consumidor apreciar as tonalidades âmbar-douradas do vinho e notar as variações entre as castas. Também os rótulos coloridos, inspirados nas cores encontradas na ilha, ilustram a versatilidade do vinho Madeira e indicam o nível de doçura, o que torna a escolha do consumidor mais intuitiva.

Um novo capítulo na já longa história da Blandy’s, em que reafirma a sua liderança no mundo dos vinhos Madeira, mantendo a qualidade a que os consumidores de sempre estão habituados, enquanto se reapresenta a novos públicos.

Algumas perguntas a… Chris Blandy, CEO da Madeira Wine Company

O que levou a que a única família fundadora do comércio de vinhos da Madeira Wine Association, que ainda possui e administra a sua empresa original, optasse por uma abordagem inovadora e irreverente?

A família, através da Madeira Wine Company, sempre tentou equilibrar a sua responsabilidade para com o legado do passado, com a necessidade de inovar para responder à realidade do presente. A marca de vinhos Blandy’s Madeira é reconhecida pelo seu posicionamento no mercado e esta nova gama de 10 anos permite reforçar a sua posição. Enquanto a principal mudança destes novos vinhos está ligada à evolução de envelhecimento de cada casta, aproveitamos o momento para dar maior visibilidade ao vinho em si, mostrando a beleza da cor do vinho e as diferenças entre as cores das quatro castas brancas. Cada casta, uma doçura, cada doçura, um pairing totalmente distinto.

Quando se iniciou o investimento em investigação, que agora se traduziu nesta combinação entre técnicas centenárias e conhecimentos modernos, de que resultam estes novos vinhos?

O nosso enólogo, Francisco Albuquerque, é por natureza uma pessoa que está sempre à procura de formas para melhor perceber a evolução do vinho durante o processo de envelhecimento. A mudança da nossa adega de produção para o Caniçal, em 2014, obrigou-nos a estudar o impacto das novas condições de envelhecimento, sendo que a zona mais Este da Madeira apresenta- se com níveis de temperatura mais baixos e de humidade mais altos, quando comparado com a Blandy’s Wine Lodge, no Funchal. Além da avaliação das condições de armazenagem e do seu impacto no vinho, houve um estudo geral da qualidade química e enológica dos vinhos armazenados, uma caracterização físico-química e organoléptica da qualidade dos vinhos e finalmente uma compilação e tratamento de dados com o modelo de decisão, resultando na produção dos lotes finais.

Porquê a escolha das quatro principais castas brancas, que representam os quatro estilos clássicos do vinho Madeira?

Sou apologista que o vinho da Madeira é um dos vinhos mais versáteis do mundo em termos da sua ligação à comida. Sendo que a nossa gama de 10 anos da Blandy’s tem as quatro castas brancas, a representar os quatro principais estilos do vinho (Sercial – seco, Verdelho – meio seco, Bual – meio doce, Malvasia – doce), e o facto de que, com uma idade média de dez anos em canteiro permite encontrar alguma complexidade nos sabores e aromas, foi uma escolha natural para podermos desenvolver vinhos para este projecto.

Além de uma garrafa transparente, pioneira nos vinhos Madeira, os rótulos coloridos pretendem tornar a identificação dos níveis de doçura e das variedades mais intuitiva.

Existe algum objectivo sobre a quantidade de novos públicos que pretendem conquistar com este rejuvenescimento da marca?

Acreditamos que o vinho da Madeira passa por uma fase de rejuvenescimento, e que ainda existe muito mercado por explorar. Temos consciência que a comunicação sobre este “microssegmento”, que é o vinho Madeira, é um trabalho árduo, o que nos obriga a ser persistentes e consistentes na nossa mensagem. Despertar a curiosidade, ajudar o consumidor a escolher o vinho certo, relembrar o consumidor sobre a versatilidade do vinho Madeira – tanto pode ser aperitivo, como digestivo –, são objectivos que pretendemos atingir com esta mudança de vinho e imagem. Queremos apresentar um vinho mais apelativo ao consumidor, que deseja provar algo com qualidade comprovada, mas que também seja unconventional.

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