Qualidade do produto é o mais importante para os homens no momento de comprar
A Escolha do Consumidor realizou um estudo online, a propósito do Dia do Pai que se assinala a 19 de Março, de forma a compreender melhor os hábitos de consumo masculino. Os resultados demonstram que, quando compram artigos como relógios, carros ou smartphones, a maior parte dos consumidores masculinos valoriza sobretudo a qualidade, mesmo que o produto tenha um preço mais elevado (68%).
Desta percentagem, apenas 34% menciona comprar por impulso, com também 68% a referir que, usualmente, opta por fazer uma compra planeada e ponderada. Já para os 96% que fazem compras no supermercado, o factor de preferência para quase metade é sobretudo o preço (48%), com cerca de um quarto a referir que também está especialmente atento à qualidade (26%).
No que diz respeito a marcas, 60% afirma que só consegue sentir confiança através da sua experiência com a mesma e 12% dá ouvidos a quem já tenha tido algum tipo de experiência com a marca em questão. A grande maioria dos consumidores masculinos (75%) continua a escolher a loja física como local de eleição para fazer compras, com 25% a referir que prefere fazer compras online.
No geral, estes resultados indicam que os consumidores do sexo masculino valorizam a qualidade dos produtos e a experiência com a marca, além de planearem o que pretendem comprar e optarem por lojas físicas. Já nos supermercados, a maioria escolhe os produtos de consumo em função do preço.
«Nestas ocasiões, é notória a preferência do consumidor masculino por produtos de qualidade, ainda que mais caros, mas com um tempo de utilização mais longo, como se espera, por exemplo, de um relógio, que pode inclusivamente ser uma peça para a vida e passar para gerações futuras», afirma, em comunicado, Teresa Preta, directora-geral da Escolha do Consumidor.