Qual será a música favorita das vacas felizes? Terra Nostra desvenda
Há muito que a expressão “vacas felizes” é associada aos pastoreios ao ar livre dos Açores e à portuguesa Terra Nostra. A marca toma como seu um mote que pretende transmitir autenticidade e verdade aos consumidores, apostando para tal em estratégias de comunicação que despertem a curiosidade.
É o caso da mais recente proposta publicitária, que dá pelo nome de “Concerto no Pasto” e que consiste em descobrir as músicas favoritas das vacas com a ajuda do Sr. Eduardo. Os mais atentos recordar-se-ão do carismático produtor local que já foi protagonista da campanha de 2023 intitulada “O Bem, bem feito”, que convidava todos os portugueses a visitar os Açores, ligando ao Sr. Eduardo.
Agora, a cara familiar regressa acompanhado de banda sonora com o propósito reforçar o compromisso da marca com o bem-estar animal e de chegar a um público mais jovem, tal como explica Yvan Costa Mendes, Marketing manager da Terra Nostra.
Como surgiu a ideia para esta campanha?
A ideia para a campanha “Concerto no Pasto” nasceu de uma profunda conexão com a missão de Terra Nostra de “Fazer o Bem bem feito”, um compromisso que abrange quatro pilares fundamentais: fazer o Bem aos animais, fazer o Bem ao planeta, fazer o Bem aos produtores e fazer o Bem às pessoas, através dos produtos e proximidade com os consumidores.
Ao longo dos anos, Terra Nostra tem comunicado de forma transparente e autêntica esses valores. Este ano, a marca decidiu trazer à tona uma curiosidade única e genuína que acontece diariamente na vida do Sr. Eduardo, um dos mais de 140 produtores certificados pelo Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF). O Sr. Eduardo é conhecido por colocar música durante o processo de ordenha, acreditando que isso ajuda a acalmar as vacas e melhorar a qualidade do leite. Motivada por essa prática, a marca decidiu perceber se havia uma base científica para esta ligação.
A pesquisa revelou que há, de facto, estudos, como o da Universidade de Leicester, que mostram que músicas com menos de 100 batidas por minuto (BPM) podem ter um efeito positivo e calmante nas vacas, reduzindo o seu nível de stress e, consequentemente, melhorando o seu bem-estar e a produção leiteira. Com base nessas descobertas, decidimos recriar essa experiência nos Açores, explorando o estilo musical preferido das suas vacas felizes.
Essa abordagem não só reforça o compromisso da marca com o bem-estar animal, mas também destaca a sua posição como a marca de lacticínios mais sustentável do mundo, capaz de realizar uma comunicação que é verdadeiramente próxima, transparente e autêntica.
Qual é o principal objetivo de “Concerto no Pasto”?
O principal objetivo da campanha “Concerto no Pasto” é dar música às vacas, as grandes protagonistas desta campanha. O propósito é criar um momento único e especial que vai além do simples entretenimento.
Através deste concerto, Terra Nostra quer mostrar aos consumidores portugueses, de forma clara e autêntica, que o bem-estar animal é uma prioridade absoluta na sua actividade diária. Isto é algo que está intrinsecamente ligado ao Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF), um programa pioneiro e exclusivo da Terra Nostra que completa 10 anos em 2025. O PLVF inclui mais de 100 critérios rigorosos, sendo o bem-estar animal um dos pilares centrais.
A campanha visa, portanto, não só posicionar a marca junto do seu público-alvo mais fiel, mas também atrair e envolver um público mais jovem, demonstrando que Terra Nostra é uma marca moderna e inovadora, que se preocupa com mais do que apenas a qualidade dos seus produtos lácteos.
A sustentabilidade animal é outro ponto chave desta campanha. Ao garantir que as vacas vivem em liberdade, pastando ao ar livre e em comunidade 365 dias por ano, alimentando-se de erva fresca, Terra Nostra não só promove a saúde dos animais, mas também contribui para a preservação do ambiente. Este modelo de produção, que privilegia o respeito pelos ciclos naturais, é a base do nosso sucesso e da qualidade dos nossos produtos.
A campanha “Concerto no Pasto” é, portanto, uma forma de comunicar este compromisso de forma envolvente, reforçando a mensagem de que ao escolher Terra Nostra escolhe produtos que respeitam o bem-estar animal e a sustentabilidade do planeta e da lavoura. Existe assim uma união de forças para tornar o planeta mais sustentável para as gerações atuais e vindouras.
O que leva a marca a apostar uma vez mais no Sr. Eduardo?
Apostamos novamente no Sr. Eduardo como figura central da campanha devido ao enorme sucesso da campanha anterior, no qual desempenhou um papel fundamental. A autenticidade, o carisma e a proximidade que o Sr. Eduardo traz para as campanhas são incomparáveis, uma vez que não é apenas uma figura publicitária, mas um verdadeiro produtor certificado pelo Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF).
Enquanto cuidador dos animais, com quem tem uma ligação emocional distinta, passa verdade e a realidade do dia a dia dos animais que pastam livres nas mais puras e verdejantes pastagens dos Açores, 365 dias por ano. O Sr. Eduardo representa mais de 140 produtores que partilham os mesmos valores e práticas rigorosas promovidas por Terra Nostra, funcionando como um embaixador autêntico.
Ao continuar a destacar o Sr. Eduardo estamos não só a homenagear os nossos produtores, mas também a celebrar o orgulho de sermos uma marca açoriana que apoia a lavoura.
Quais são as expectativas para o lançamento da campanha junto do público?
As expectativas para a campanha “Concerto no Pasto” são extremamente altas, dado o carácter inovador e emocionalmente envolvente desta iniciativa. Trata-se de uma campanha inusitada, porque colocamos as Vacas Felizes no centro de tudo. É para elas que vai ser dado um concerto no pasto e para elas que tudo se desenrola. Vai com certeza ser vista como uma campanha genuína e divertida, capaz de criar uma forte conexão emocional com o público. Queremos provocar sorrisos e despertar uma maior consciência sobre a importância de escolhas de consumo responsáveis.
De que forma é que esta campanha reforça o conceito de “vacas felizes” da marca?
Como já referido, o bem-estar animal é a base de tudo o que Terra Nostra faz, sendo este um compromisso profundo e contínuo da marca. Desta forma, Terra Nostra é a única marca de lacticínios que poderia realizar uma campanha como esta, pois conta com o Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF), criado em parceria com especialistas e auditado pela SGS, uma entidade externa de renome que certifica as práticas da marca.
A campanha “Concerto no Pasto” celebra o compromisso sustentável de Terra Nostra com ambiente e com os animais de forma única e inovadora, que vai proporcionar às vacas um concerto exclusivo de uma artista nacional de renome, com expressão a nível internacional, algo inovador. Acreditamos que esta campanha será única e icónica, permanecendo na memória de todos, pois não é todos os dias que as vacas têm direito a um concerto exclusivo para promover o seu bem-estar.