O quê, quanto gastam e o que gostam mais de comprar os portugueses nos supermercados?

Mais de 34 mil experiências de compras revelam o que compram, quanto gastam e o que agrada aos consumidores em 20 cadeias de lojas físicas e cinco supermercados online.

Quais as lojas físicas que mais agradam, as que geram maior satisfação nas compras online e quais os produtos mais adquiridos: o inquérito que a DECO PROteste realizou permitiu identificar as escolhas eleitas pelos consumidores. A satisfação com os preços é o critério que mais influencia a opinião face a uma cadeia de supermercados. Contudo, há outros critérios que também pesam, como a satisfação com os produtos comprados, o conforto do espaço – como a amplitude, a luz e a limpeza – e a qualidade dos produtos de marca própria.

São várias as razões que levam os inquiridos a um supermercado em detrimento de outro. A principal – referida por 37% – é o lado prático, por ficar próximo de casa ou do emprego. Apenas 15% apontaram a qualidade dos produtos em geral e os bons preços da loja.

Em junho de 2024, foi enviado um questionário online a uma amostra de subscritores das revistas. Obtiveram-se 2966 respostas válidas. Cada consumidor podia avaliar dois supermercados.

Na análise da satisfação com as lojas físicas, consideraram-se também as respostas obtidas em 2023, de modo a reunir dados para mais estabelecimentos e a garantir maior estabilidade nos resultados. No total, obtiveram-se 34 895 experiências válidas para 20 cadeias de lojas físicas e cinco supermercados online.

No caso das lojas online, a satisfação baseia-se apenas nas respostas de quem efetuou compras nos sites e recebeu os produtos em casa, através de um serviço operado pelo supermercado.

Os supermercados, físicos e online, com um índice de satisfação estatisticamente superior à média do grupo dos mais apreciados receberam a designação de líder em satisfação.

Artigos relacionados