Qual o papel da data science e metaverso no sector dos estudos de mercado?

O sector dos estudos de mercado e de opinião cresceu 14%, no ano passado, em Portugal. Segundo o relatório ESOMAR 2022, foi ultrapassada, pela primeira vez, a barreira dos 102 milhões de euros – sendo a previsão para 2022 de 112 milhões de euros.

Em termos europeus, Portugal é o 10.º mercado que mais está a evoluir na Europa. Já a nível mundial, o mesmo relatório indica que o sector cresceu 15%, em 2021, passando de 102 mil milhões de dólares para cerca de 119 mil milhões de dólares.

É neste contexto que é organizado o mais recente Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião (APODEMO), cujo propósito é perceber de que forma a competitive intelligence, a data science e o metaverso fazem parte do sector dos estudos de mercado.

O evento acontece amanhã, dia 17 de Novembro, e irá contar com a partilha de experiências e visões de profissionais como António Casanova (Unilever), Luís Madureira (Uberbrands), Ivo Bernardo (DareData Engineering) e Luís Bravo Martins (KIT-AR).

«Todos os sectores estão a descobrir a utilidade destas novas tecnologias. Os estudos de mercado conviverão com o metaverso, com a data science e com a competitive intelligence. O desafio é saber como será esse convívio», sublinha Luís Duarte, vice-presidente da APODEMO.

Durante o evento, marcado para o Auditório do Hotel Roma, em Lisboa, haverá espaço também para duas apresentações: “Impacto dos Estudos de Mercado em Tempos de Algoritmos” e “Novos Tempos, Novas Realidades, Desafios Emergentes para os Researchers”, apresentadas, respectivamente, por Nuno Teixeira, professor no ISCTE, e Pedro Pimentel, director-geral da Centromarca.

O Congresso da APODEMO terá, ainda, uma mesa-redonda com a participação de Isabel Dias (Auchan), Rita Madaleno (EDP), Ana Oliveira (Samsung), Ricardo Mexia Leitão (Santander), Ana Valentim (Sonae Sierra) e Rita Dória (Toyota Caetano Portugal).

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