Qual o nível de satisfação dos munícipes com as autarquias?
City Voice é o novo estudo da Intercampus que permite às autarquias avaliar o nível de satisfação dos munícipes. O objectivo deste estudo é recolher e avaliar informação em áreas fundamentais da gestão autárquica de maneira a que as Câmaras Municipais possam aferir quais as áreas fortes da sua actuação e quais os aspectos que precisam de ser melhorados.
Habitação, Segurança, Mobilidade, Infraestruturas, Saúde, Saneamento, Desporto, Cultura, Educação, Espaços Verdes, Acção Social e Desenvolvimento Económico são as áreas que serão alvo de estudo junto dos munícipes.
«O City Voice, um projecto inovador, é uma base de diálogo aberto e construtivo entre o executivo das Câmaras Municipais e os munícipes. Esta é uma oportunidade única para fortalecer a participação cívica e promover um governo local mais responsável, mais humano e eficiente», refere António Salvador, diretor geral da Intercampus.
Com a informação recolhida, as autarquias ficam a conhecer a forma como são percebidas ou apreciadas as diferentes áreas pelos cidadãos. Conseguem ainda identificar as medidas necessárias para melhorar a qualidade de vida da população e ficar a conhecer qual a importância para os cidadãos do município de cada um destes aspectos.
Segundo a Intercampus refere em comunicado, o relatório entregue a cada câmara permite identificar também os pontos fortes e os pontos fracos da gestão autárquica, com respectivas áreas a melhorar, assim como uma comparação com todos os municípios analisados.
«Como reconhecimento da boa política de gestão, com preocupação e cuidado em ouvir os munícipes, a Intercampus entregará ainda selos às Câmaras Municipais que alcancem uma boa avaliação», acrescenta o responsável por este estudo de mercado.
A amostra será constituída por 12 mil entrevistas em Portugal Continental, 400 a 800 entrevistas em cada município aderente, dependendo do número de habitantes do município, com uma distribuição proporcional por género e idade (mais de 18 anos), de acordo com os dados do Censos do INE de 2021.