Qual é para si o acontecimento mais importante da História? Saiba o que disseram algumas personalidades

Os escritores Luís Osório e João Tordo, a radialista Rita Camarneiro, o argumentista Luís Filipe Borges, Miguel Monteiro, vice-presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História, Fernando Rosas, historiador, António Vilaça Pacheco, autor e formador e a jornalista Daniela Santiago, foram as figuras públicas convidadas pelo Canal para protagonizar a campanha que começa hoje.

Designada “Um Marco na História”, a ação convidou cada um dos participantes a protagonizar uma peça onde partilham aquele que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da História.

No dia de estreia, hoje, serão transmitidas as peças de Luis Filipe Borges, Miguel Monteiro e Rita Camarneiro. O canal tem prevista a estreia de três protagonistas por mês até Janeiro de 2025, sendo que a campanha estará em exibição no canal ao longo de 2025.

Com cerca de três minutos de duração e produzidas pela Céline Produções, as peças foram gravadas na Academia Portuguesa da História, em Lisboa, e serão exibidas em antena e nas redes sociais do canal.

O primeiro divórcio de Portugal em 1679, a Expulsão dos Jesuítas em 1759, o acordo de Bretton Woods em 1944, o Pacto Germano-Soviético em 1939, o tsunami no Sudeste Asiático em 2004 ou os Mortos de Abril em 1974, foram alguns dos acontecimentos mais marcantes referenciados pelos participantes.