Qual é o segredo para que as pessoas gostem mais de si? A revelação desta especialista em linguagem corporal

O que torna uma pessoa naturalmente carismática e apreciada? Ou por que motivo a popularidade vem naturalmente para alguns, enquanto outros lutam para serem “gostados”?

Esta é uma questão intrigante que tem sido amplamente estudada por especialistas em comportamento, e a especialista em linguagem corporal e comportamento, Vanessa Van Edwards, oferece uma resposta surpreendente. Numa recente entrevista ao podcast “The Diary of a CEO”, de Steven Bartlett, a especialista revelou um fator essencial para ser mais simpático e cativante.

Segundo Vanessa Van Edwards, a chave está na forma como percebemos os outros: se você é cínico e reservado, por exemplo, é provável que não seja tão popular. Mas se você admira os outros, instantaneamente torna-se uma pessoa mais simpática.

A especialista explicou que vários estudos científicos demonstram que a popularidade não está ligada à inteligência ou carisma natural, mas sim à capacidade de expressar apreço pelos outros. Estes estudos revelam que indivíduos que fazem pequenos gestos de reconhecimento e demonstram interesse sincero nas pessoas ao seu redor tornam-se mais agradáveis e bem-vistos.

Derrubando o mito de que carisma é um dom inato, a especialista afirmou que qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade ao “gostar agressivamente” de pessoas. Esse método envolve demonstrar apreço sincero pelos outros através de sinais verbais e não verbais, tornando as interações mais genuínas e impactantes.

Para facilitar essa prática, Van Edwards partilhou três frases simples que fortalecem relações: “Eu estava a pensar em ti”, “Você sempre é tão [elogio]” e “Da última vez que conversamos, mencionaste [algo específico]”. Estas expressões demonstram consideração e fazem com que a outra pessoa se sinta valorizada.

Por fim, a especialista ressaltou que ser simpático é uma escolha diária. Pequenas mudanças na forma como interagimos podem ter um impacto significativo em nossos relacionamentos, tornando-nos naturalmente mais cativantes e queridos pelos outros.

Artigos relacionados