Qual é o poder da Comunicação?
Por Raquel Garcez Pacheco, consultora de Comunicação e directora-geral da COMUNICAR-se – Agência de Comunicação
A comunicação é essencial na vida das empresas e marcas. Comunicar para construir uma reputação pública positiva exige estratégia, planeamento e visão. Paul Watzlawick, um teórico da comunicação, dizia que “é impossível não comunicar”. Estamos sempre a comunicar. Por isso, seja em negócios locais ou multinacionais, a comunicação é um instrumento de gestão cada vez mais importante na missão de uma empresa, actuando como um dos pilares do bom funcionamento da organização empresarial, mas também como elemento decisivo no processo de vendas, ao comunicar ao mercado marcas, produtos e serviços, e suas vantagens competitivas e diferenciadoras.
A comunicação tem a função de dar a conhecer, de gerar notoriedade e conhecimento público sobre uma empresa, marca, produto ou serviço e tem o poder de conferir credibilidade junto dos clientes. São, por isso, preciosas as técnicas de comunicação para a construção de uma reputação pública positiva.
Um bom plano de comunicação deve conter a definição do público-alvo a ser atingido, deve deixar bem claro qual o posicionamento da empresa, ou seja, a identidade e a imagem que se pretende passar, além de elaborar formas de reputar e projectar a marca perante o mercado.
A decisão de comprar é um acto de confiança. Para decidir comprar, o consumidor tem de confiar na empresa, na marca, no produto ou no serviço. Ninguém compra aquilo que não conhece, ninguém confia na empresa de que não ouviu falar.
Os consumidores estão fartos de publicidade porque recebem diariamente milhares de mensagens publicitárias que não conseguem absorver. E como são cada vez mais exigentes, querem informação e estórias verdadeiras sobre a empresa, a marca, o produto ou o serviço. Só assim tomam decisões de compra.
Por outro lado, nas redes sociais, os consumidores querem participar na construção de valor de uma marca. Para isso, têm de ter tratados de igual para igual, com verdade e transparência. As marcas que já perceberam as mudanças deixaram de falar “para os clientes” e começaram a falar “com os clientes”. Nunca a troca de uma palavra mudou tanta coisa. Alcançar estas metas depende de como explorar, de maneira eficiente, as várias ferramentas de comunicação ao dispor de um negócio: marketing, publicidade, propaganda, influência, assessoria mediática, public affairs, public relations, etc.
Para este efeito, é essencial a orientação e know-how de profissionais experientes na área da Comunicação, pois saberão identificar melhor quais as tácticas a implementar e qual a tónica das mensagens, com foco nos resultados positivos da empresa. Não basta comunicar, é preciso saber comunicar com consistência, transparência, distinção, favorabilidade e visibilidade para gerar reputação e posicionamento no mercado.
Este é o verdadeiro poder da Comunicação.